07/10/2025 19:20:30

Acidente
21/07/2025 18:00:00

Pelo menos 19 mortos após queda de avião militar em escola de Bangladesh; mais de 100 ficam feridos

Pelo menos 19 mortos após queda de avião militar em escola de Bangladesh; mais de 100 ficam feridos

Um avião de treinamento da Força Aérea de Bangladesh caiu na tarde desta segunda-feira (21) sobre o prédio da Escola Milestone, localizada no bairro de Uttara, na capital Daca, deixando pelo menos 19 mortos e mais de 100 feridos. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, segundo informou o brigadeiro-general Muhammad Jahed Kamal, diretor do corpo de bombeiros do país.

A aeronave caiu no segundo andar do prédio por volta das 13h, horário local, no momento em que a escola estava em funcionamento e várias crianças estavam nas salas de aula. Relatos de testemunhas indicam que o impacto foi seguido de uma explosão e de um incêndio de grandes proporções. Entre as vítimas levadas ao Hospital Universitário de Dhaka estão estudantes de 8, 12 e 14 anos, além de um adulto de 40 anos. Um aluno da terceira série chegou ao hospital já sem vida.

Equipes militares, bombeiros, serviços de emergência e a Defesa Civil foram mobilizados rapidamente para o resgate dos feridos, muitos com queimaduras graves. Ambulâncias se revezaram no transporte das vítimas, mas a multidão que se formou diante do local dificultou o trabalho das equipes de socorro.

Um professor da escola, Masud Tarik, relatou à Reuters o momento do acidente: “Eu estava pegando meus filhos e indo em direção à porta quando ouvi uma explosão. Ao olhar para trás, vi apenas fogo e fumaça”.

O primeiro-ministro interino de Bangladesh, Mohamed Yunus, manifestou pesar pelo ocorrido em uma mensagem publicada nas redes sociais, destacando que “a perda é irreparável” para os familiares das vítimas, membros da escola e integrantes da Força Aérea. O governo declarou luto nacional nesta terça-feira (22) e prometeu uma investigação completa para apurar o que provocou o acidente.

O episódio trágico acontece pouco mais de um mês após um grave acidente aéreo na Índia, onde um avião da Air India caiu sobre o campus de uma faculdade de medicina em Ahmedabad, matando 241 pessoas, incluindo 19 em solo, no pior desastre aéreo da última década.