07/10/2025 22:49:55

Atualidade
21/07/2025 02:00:00

Lutnick reafirma que tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas negociações seguirão abertas

Lutnick reafirma que tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas negociações seguirão abertas

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, reiterou neste domingo (20), em entrevista à emissora CBS, que o dia 1º de agosto será o marco para o início da cobrança das novas tarifas comerciais anunciadas pelo governo americano. Apesar do início da cobrança, ele afirmou que os países ainda poderão buscar acordos com os EUA após essa data.

“As novas alíquotas entram em vigor em 1º de agosto. Os países começarão a pagar as tarifas a partir desse dia, mas isso não impede que continuemos as conversas”, explicou Lutnick. Segundo ele, as medidas visam reduzir o déficit comercial e fortalecer a economia norte-americana. “Estamos defendendo os Estados Unidos”, acrescentou.

Lutnick demonstrou otimismo quanto à possibilidade de um entendimento com a União Europeia, embora tenha reforçado que países menores da América Latina, Caribe e África serão submetidos a uma tarifa básica de 10%. Já as grandes economias terão de optar entre abrir seus mercados ou pagar uma tarifa considerada “justa” pelos americanos, como compensação por práticas que o governo de Donald Trump considera desleais.

Durante a entrevista, o secretário também indicou que o presidente Trump pretende renegociar o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). “Faz todo o sentido para o presidente renegociar. Ele prefere que carros sejam fabricados em Michigan e Ohio, e não no Canadá ou no México. Isso é melhor para os trabalhadores americanos”, afirmou.

Lutnick ainda criticou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, culpando-o por manter as taxas de juros elevadas, o que, segundo ele, estaria custando cerca de US$ 700 bilhões por ano ao país.