https://www.gov.br/mec/pt-br
O Ministério da Educação (MEC) realizará uma capacitação técnica para 800 redes municipais de ensino que participarão da primeira etapa do MEC Gestão Presente, através do módulo Gestão Presente na Escola (GPE). O encontro inaugural ocorrerá na próxima terça-feira, 22 de julho, às 10h, pelo canal do MEC no YouTube.
O Gestão Presente na Escola é uma plataforma gratuita desenvolvida para organizar os processos administrativos nas escolas públicas brasileiras. O sistema digitaliza atividades como gestão de matrículas, enturmação, calendário letivo, quadro de horários, cadastro de profissionais da educação e controle de notas e frequência escolar. Além disso, o Sistema Gestão Presente (SGP) promove a integração dos dados escolares com o MEC, facilitando o planejamento e monitoramento das políticas públicas educacionais.
22 de julho: Encontro inaugural.
23 de julho: Exploração do Sistema Gestão Presente.
24 de julho: Gestão de dados das escolas.
25 de julho: Gestão de dados dos estudantes (cadastro, matrícula e rematrícula).
A programação será realizada em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees/Ufal).
A plataforma visa modernizar, fortalecer e simplificar a gestão educacional, promovendo colaboração entre os entes federativos, garantindo segurança da informação e transparência, além de apoiar a tomada de decisões baseadas em dados.
O sistema já armazena dados de mais de oito milhões de estudantes do ensino médio e foi expandido para incluir também dados de ensino fundamental, educação infantil e profissionais da educação.
Entre as diretrizes do programa estão a otimização dos processos de trabalho com o uso de tecnologia e a capacitação das redes de ensino para o uso das plataformas digitais. A criação do Comitê Tripartite do MEC Gestão Presente permitirá a coordenação da implementação e gestão da plataforma, com representantes da União, estados, municípios e Distrito Federal.
O MEC também anunciou que um novo ciclo de seleção para expansão do Gestão Presente está previsto para 2026, com o objetivo de incluir mais redes municipais no uso da ferramenta, com base nas lições aprendidas durante o primeiro ciclo.
Essa iniciativa visa aprimorar a gestão educacional no Brasil e promover uma educação básica mais eficiente e baseada em dados.