11/12/2025 09:50:31

Mundo
20/07/2025 00:00:00

Nova vítima da ofensiva de Trump pode ser a indústria de transporte aéreo

Nova vítima da ofensiva de Trump pode ser a indústria de transporte aéreo

O governo de Donald Trump está ameaçando revogar a imunidade antitruste do acordo entre a Delta Air Lines e o grupo Aeromexico, gerando preocupações no setor aéreo. A nova ordem exige que as companhias aéreas mexicanas apresentem seus cronogramas de voos às autoridades dos EUA e solicitem aprovação para grandes voos fretados. Além disso, uma ordem judicial proposta sugere que a joint venture entre Delta e Aeromexico não "serve mais ao interesse público", colocando a parceria em risco.

O Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, alertou que essas ações devem servir como um aviso para outros países que considerem tirar vantagem dos Estados Unidos. O departamento também está revisando acordos com companhias aéreas da Europa. A medida intensifica as tensões entre México e Estados Unidos, que já estavam agravadas após a ordem do Tesouro americano de bloquear transferências de empresas mexicanas supostamente envolvidas no tráfico de fentanil.

Além disso, Trump havia ameaçado impor tarifas de 30% sobre o México por supostamente não fazer o suficiente para combater os cartéis de drogas. O Departamento de Transportes dos EUA alega que o México tem violado um acordo de 2015 ao retirar slots de companhias aéreas americanas no aeroporto Benito Juárez, em Cidade do México, e restringir voos de carga aérea. A mudança foi parte de um esforço do México para direcionar o tráfego para um novo aeroporto na região.