Uma operação conjunta das polícias de Alagoas e Pernambuco resultou, nesta sexta-feira (18), na prisão de um dos principais líderes da facção criminosa conhecida como “Neutros”. O suspeito, identificado como Bina, foi capturado no município de Garanhuns (PE), onde tentava se esconder utilizando documentos falsificados.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), Bina era um dos chefes do tráfico de drogas em São Miguel dos Campos e região, e era alvo de três mandados de prisão por homicídio qualificado.
A ação foi coordenada pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP/AL em parceria com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Batalhão Rotam e Companhia Raio da PM de Alagoas, além do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e do 9º BPM da Polícia Militar de Pernambuco.
Na abordagem, os agentes apreenderam documentos falsos, dois celulares e um veículo Fiat Pulse de cor prata. O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia de Garanhuns para os procedimentos legais.
Durante o interrogatório, Bina revelou que mantinha duas armas escondidas em um local de São Miguel dos Campos. Com a informação, guarnições da Rotam e da Companhia Raio localizaram duas pistolas — uma calibre .45 (de uso restrito) e outra 765 — além de munições.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, elogiou a ação. “Parabenizo todas as equipes envolvidas nessa grande operação. Em Alagoas, bandido perigoso enfrentamos com inteligência e força. Gente de bem, a gente protege e cuida. Essa é a missão da Segurança Pública, e vamos continuar avançando”, afirmou.
Bina já tinha registros anteriores por porte ilegal de arma de fogo e direção sob efeito de entorpecentes. Agora, além das novas acusações de homicídio, volta a responder por tráfico de drogas, associação criminosa e uso de documentos falsificados.