Quase oito meses após a tragédia na Serra da Barriga, em União dos Palmares, a perícia técnica concluiu que não houve falha mecânica no ônibus que caiu em uma ribanceira, matando 20 pessoas. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (18), as autoridades informaram que a causa do acidente foi falha humana.
A análise pericial incluiu a desmontagem e avaliação das peças do veículo, sem encontrar qualquer defeito. As inspeções, que contaram com a participação de um mecânico especialista, abarcaram sistemas críticos como freios, suspensão, direção e transmissão. Os peritos criminalistas Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária destacaram que todos os componentes estavam em bom estado, incluindo os seis pneus novos e os sistemas de freio e transmissão. Não foi detectado nada fora do normal.
Com problemas climáticos e fatores externos já descartados em investigações anteriores, a perícia apontou que, sem falhas mecânicas ou na pista, o acidente deve ter sido causado por erro do condutor. "Como não foi constatada nenhuma folga ou inadequação nos sistemas, o acidente ocorreu por imperícia ou motivação pessoal do motorista", explicou Velez.
O acidente ocorreu em uma área de mata fechada, com cerca de 400 metros de profundidade, o que dificultou a remoção do veículo. A parte traseira do ônibus foi retirada no dia 2 de julho e a dianteira, essencial para a perícia, foi içada dois dias depois. A divisão do ônibus não comprometeu a análise e facilitou o acesso a algumas peças.
Entre as 20 vítimas fatais estavam idosos, crianças e famílias inteiras. Abaixo, os nomes das vítimas identificadas:
Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
Ivone Clemente da Silva, 37 anos
Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
Josefa Marcelino, 45 anos
Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos
Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
Pedro Manoel da Silva, 65 anos
Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
Thamires Caroline da Silva, 35 anos
Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos