07/10/2025 20:58:49

Mundo
19/07/2025 06:00:00

Coreia do Norte critica Japão por rotular Pyongyang como 'ameaça urgente'

Coreia do Norte critica Japão por rotular Pyongyang como 'ameaça urgente'

Nesta sexta-feira (18), a Coreia do Norte fez duras críticas ao Japão, após o país ter descrito Pyongyang como uma "ameaça urgente" em seu relatório de defesa anual. A agência estatal norte-coreana, KCNA, acusou Tóquio de tentar encobrir suas próprias ações visando se tornar um "gigante militar".

O relatório do Japão classificou a Coreia do Norte, juntamente com a Rússia e a China, como uma "ameaça grave e urgente", manifestando "sérias preocupações" sobre a possibilidade de a Coreia do Norte receber tecnologias nucleares e de mísseis da Rússia em troca de cooperação militar. Em resposta, a KCNA afirmou que o Japão está obcecado com suas ambições de reinvasão e preocupado em garantir capacidades de ataque preventivo. A agência citou o desenvolvimento de mísseis de longo alcance pelo Japão, bem como a compra de armas semelhantes do exterior nos últimos anos.

A Coreia do Norte argumentou que as iniciativas militares do Japão visam transformá-lo em uma potência militar, o que representa uma séria ameaça à paz e segurança da região. A KCNA também criticou um projeto conjunto entre Japão, Reino Unido e Itália para o desenvolvimento de caças de última geração, chamando-o de uma tentativa de restaurar a "aliança de guerra" do Japão.

"O plano de modernização militar do Japão está enraizado em uma tentativa de reviver seu passado imperialista, restaurando sua 'aliança de guerra'", afirmou a agência norte-coreana, sugerindo que esse projeto de caça poderia abrir caminho para o lançamento de uma guerra de agressão.