O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou, nesta sexta-feira (18), mais uma fase da Operação Fluidez. A fiscalização aconteceu na Avenida Fernandes Lima, nas imediações do Ibama, com foco em veículos pesados, acima de cinco toneladas, que circulam fora do horário permitido.
Durante a operação, 23 veículos foram autuados por descumprirem a Portaria nº 082/2014, que proíbe a circulação de caminhões e similares nas vias entre 6h e 9h e entre 17h e 20h, nos dias úteis. Além disso, 10 autuações foram registradas por outras infrações de trânsito e oito veículos foram multados por utilizarem indevidamente a faixa exclusiva.
Nicollas Albuquerque, coordenador do Grupo de Pronta Resposta do DMTT, destacou que a operação tem um impacto significativo na mobilidade urbana. Ele explicou que a presença de caminhões nas vias proibidas ocupa o espaço destinado aos veículos de menor porte, prejudicando o fluxo de carros, motos e ônibus coletivos.
A Operação Fluidez é realizada frequentemente nas principais avenidas da cidade, especialmente durante os horários de maior movimento, com o objetivo de melhorar o fluxo viário e garantir mais segurança para condutores e pedestres.