07/10/2025 21:13:33

Atualidade
18/07/2025 10:00:00

EUA sinalizam possível adiamento de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

EUA sinalizam possível adiamento de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

O governo dos Estados Unidos pode adiar a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, inicialmente prevista para 1º de agosto. A informação foi sinalizada pelo encarregado de negócios da embaixada norte-americana no Brasil, Gabriel Escobar, durante reuniões com autoridades do Congresso Nacional na última quarta-feira (16).

Segundo apuração do jornal O Globo, Escobar discutiu o tema com o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, sugerindo abertura por parte da administração norte-americana para negociar com o Brasil e buscar alternativas que evitem o impacto imediato da medida.

Além do encontro com Randolfe, o diplomata também se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Durante essas agendas, outro assunto abordado foi a situação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), embora detalhes sobre esse tema não tenham sido divulgados.

O possível adiamento das tarifas não seria uma novidade na atual gestão do presidente Donald Trump. Em abril deste ano, o republicano já havia anunciado medidas de retaliação comercial contra mais de 180 países, incluindo o Brasil, com previsão de entrada em vigor no mês seguinte. No entanto, as sanções não foram efetivamente implementadas naquela ocasião.

A cobrança de tarifas sobre produtos brasileiros tem gerado forte reação entre empresários e parlamentares dos dois países, que pressionam por uma solução negociada para evitar prejuízos no comércio bilateral. O governo brasileiro acompanha de perto as movimentações diplomáticas, em meio a um cenário internacional marcado por tensões comerciais e incertezas nas relações com os Estados Unidos.