08/10/2025 00:35:30

Geral
17/07/2025 02:00:00

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Agência Brasil

O governo brasileiro expressou formalmente sua insatisfação com a recente decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Em carta enviada ao governo norte-americano, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) classificaram a medida como motivo de “indignação” e alertaram para os impactos negativos da decisão.

O documento foi assinado pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e pelo chanceler Mauro Vieira, sendo direcionado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio, Jamieson Greer. Na carta, os ministros brasileiros destacam que as tarifas, com início previsto para 1º de agosto, comprometerão setores econômicos relevantes dos dois países e podem colocar em risco a relação econômica entre as duas maiores economias das Américas.

Segundo o texto, o comércio tem sido um dos pilares centrais da cooperação bilateral ao longo dos mais de 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O governo brasileiro também ressaltou que tem demonstrado boa fé nos diálogos com os norte-americanos, mesmo enfrentando um histórico de déficits comerciais com os EUA — que somam cerca de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos, conforme dados oficiais norte-americanos.

A carta lembra que o Brasil solicitou diversas vezes que Washington indicasse áreas de preocupação específicas para que fossem debatidas, e mencionou uma minuta confidencial enviada pelo governo brasileiro em 16 de maio deste ano. Nessa proposta, foram apresentadas possibilidades de negociação que poderiam viabilizar uma solução equilibrada para ambos os lados.

No trecho final do documento, o governo brasileiro cobra uma resposta a essa proposta e reitera a disposição do país em manter o diálogo com as autoridades norte-americanas para buscar um entendimento satisfatório sobre os temas comerciais da agenda bilateral.