O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende implementar uma tarifa de 50% sobre o cobre como parte de um pacote de tarifas setoriais que está preparando. Além disso, ele indicou que a indústria farmacêutica terá um prazo de até um ano e meio para ajustar suas operações antes da imposição de tarifas sobre medicamentos fabricados no exterior.
Durante uma reunião de gabinete na terça-feira (08/07), Trump afirmou que ainda estava planejando tarifas sobre outros setores, como medicamentos, semicondutores e metais. Em relação ao cobre, ele afirmou: “Acredito que a tarifa sobre o cobre será de 50%.” Após seus comentários, os futuros do cobre em Nova York subiram até 17%, marcando o maior ganho intradiário desde pelo menos 1988.
Em relação à indústria farmacêutica, Trump mencionou que as empresas terão um período de tempo para trazer suas operações para os EUA antes de serem impactadas pelas tarifas. “Vamos dar às pessoas cerca de um ano, um ano e meio, para entrarem. E, depois disso, elas serão tarifadas a uma taxa muito alta, como 200%”, disse o presidente.
Trump também reiterou que as tarifas serão implementadas após investigações sob a Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio de 1962, que argumenta que o aumento de importações estrangeiras está ameaçando a segurança nacional dos EUA. A medida é distinta de outra iniciativa do presidente, que visa criar tarifas específicas para cada país, com lançamento previsto para o início de agosto.