07/10/2025 22:59:39

Acidente
12/07/2025 14:00:00

Janja chama jornalistas de 'vira-latas' após pergunta sobre tarifas de Trump a Lula

Janja chama jornalistas de 'vira-latas' após pergunta sobre tarifas de Trump a Lula

Uma declaração da primeira-dama Janja Lula da Silva gerou controvérsia nesta quarta-feira, 9, durante um evento no Palácio do Itamaraty. Em meio à presença da imprensa que aguardava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi possível ouvir Janja comentando algo logo após um questionamento dos repórteres sobre a nova tarifa anunciada pelos Estados Unidos. Ela disse: “Cadê meus vira-latas”, o que foi interpretado por alguns como uma resposta direta aos jornalistas.

A pergunta dos repórteres se referia à medida anunciada pelo presidente americano Donald Trump, que determinou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. Lula, no entanto, não respondeu ao questionamento e apenas cumprimentou o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, com quem havia se reunido naquela tarde.

Após a repercussão do episódio, a assessoria de imprensa de Janja se manifestou, negando que a fala fosse direcionada à imprensa. Segundo a nota enviada ao portal Terra, a primeira-dama se referia, na verdade, a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano. E, sim, aos bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil”, diz o comunicado.

A decisão de Trump foi divulgada na mesma data, por meio de sua rede social, a Truth Social, e oficializa a nova tarifa sobre importações brasileiras, acirrando o clima diplomático entre os dois países.