O Haras Nova Alcateia, situado no município de Atalaia, enfrenta um dos episódios mais graves de sua história: a morte de 69 cavalos neste ano devido a um possível caso de intoxicação. O prejuízo financeiro é milionário, e a dor causada pela perda dos animais é incalculável. A suspeita principal recai sobre a contaminação de uma ração fornecida pela empresa NUTRATTA Nutrição Animal Ltda.
Em nota, os responsáveis pelo haras desabafaram sobre o drama vivido, afirmando que, em cinco décadas de atuação na criação de cavalos, jamais enfrentaram uma situação tão trágica. Eles informaram que todas as providências veterinárias e sanitárias foram adotadas assim que os primeiros sintomas foram notados, e que o uso da ração foi imediatamente suspenso.
Apesar disso, a nota ressalta que os efeitos da intoxicação foram extremamente rápidos e letais, tornando ineficaz qualquer tentativa de reversão do quadro clínico dos animais atingidos. Uma das perdas mais impactantes foi a do garanhão Quatum de Alcateia, um dos mais premiados do Brasil, avaliado em R$ 12 milhões, que morreu aos seis anos de idade.
Exames preliminares conduzidos pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária identificaram a presença de alcaloides pirrolizidínicos, especificamente a monocrotalina, na ração usada. A substância é tóxica e capaz de causar enfermidades graves e até morte em cavalos e outras espécies. Todos os animais que faleceram apresentaram sintomas semelhantes, característicos da ingestão dessa toxina.
Entre os dias 9 e 12 de junho, equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária estiveram no haras, onde realizaram coletas de amostras do alimento suspeito e dos corpos dos animais, além da realização de autópsias para aprofundar a investigação.
Em encerramento, o comunicado do haras lamenta profundamente as perdas e destaca que, embora os animais não possam ser recuperados, estão sendo adotadas todas as medidas legais cabíveis para responsabilizar os envolvidos e buscar reparações pelos danos causados, com o objetivo de evitar que esse tipo de ocorrência se repita no futuro.