Brasileiros ainda têm cerca de R$ 10 bilhões disponíveis para saque em instituições financeiras, segundo dados atualizados nesta terça-feira (8) pelo Banco Central (BC). O montante faz parte do Sistema de Valores a Receber (SVR), que reúne recursos esquecidos por cidadãos e empresas em bancos, consórcios e demais instituições financeiras. Os dados são referentes ao saldo registrado em maio.
O Sistema de Valores a Receber é um serviço disponibilizado pelo BC para que tanto pessoas físicas — inclusive herdeiros de falecidos — quanto jurídicas possam verificar se possuem algum valor pendente em contas inativas, cobranças indevidas ou outras fontes financeiras. Desse total, R$ 7,5 bilhões estão relacionados a aproximadamente 43 milhões de pessoas físicas. Os R$ 2,5 bilhões restantes correspondem a créditos vinculados a 4,2 milhões de empresas.
Inicialmente, o prazo final para realizar o resgate desses valores era 16 de outubro de 2024, porém, o Ministério da Fazenda alterou essa decisão, tornando o saque disponível por tempo indeterminado. Assim, não há mais uma data-limite para solicitar o dinheiro.
Para verificar se há algum valor disponível e solicitar o resgate, o único canal oficial é o site do Banco Central, no endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br. O processo é simples: o interessado deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os dados solicitados e realizar a consulta. Caso haja valores disponíveis, o sistema indicará a opção “Acessar o SVR”. Nessa etapa, é necessário possuir uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
O sistema informará uma data específica para a consulta detalhada e para a solicitação do resgate, definida conforme a data de nascimento, no caso de pessoas físicas, ou de fundação da empresa, para pessoas jurídicas. Na data agendada, o usuário deve acessar novamente o site com seu login gov.br para conferir o valor e autorizar a transferência.
Caso a data agendada seja perdida, é possível fazer uma nova solicitação de acesso ao sistema, que fornecerá uma nova data. Para que os valores sejam liberados, é obrigatório indicar uma chave PIX. Quem não tiver uma chave cadastrada deverá entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável para definir outra forma de pagamento. Também é possível criar uma chave PIX e retornar ao sistema para finalizar o pedido.