08/10/2025 00:16:22

Economia
08/07/2025 10:00:00

Últimos dias para renegociar dívidas com até 97% de desconto

Últimos dias para renegociar dívidas com até 97% de desconto

Brasileiros com o nome negativado têm até esta sexta-feira (11/7) para aproveitar o mutirão emergencial promovido pelo Serasa em parceria com mais de 40 bancos. A iniciativa oferece condições especiais para a renegociação de dívidas, com descontos que podem chegar a até 97%.

Atualmente, mais de 77 milhões de pessoas estão inadimplentes no país. Segundo levantamento da Serasa, ao menos 56 milhões de dívidas podem ser quitadas por menos de R$ 100 — e, entre elas, 23 milhões têm valor inferior a R$ 50. O objetivo do mutirão é facilitar o acesso à regularização financeira por meio de acordos simplificados e acessíveis.

A maior parte dos débitos está ligada ao setor bancário, que concentra 27,8% das dívidas negativadas, seguido por contas de serviços essenciais (20,3%) e financeiras não bancárias (19,3%). O cartão de crédito, segundo 69% das instituições entrevistadas pela Serasa, é o principal responsável pelo endividamento, seguido por empréstimos pessoais (56%) e uso do cheque especial (31%).

De acordo com o porta-voz da Serasa, Giovani Inocente, a combinação de juros elevados e falta de reserva financeira tem tornado o cartão de crédito um dos maiores vilões da inadimplência. “Qualquer gasto fora do previsto compromete o orçamento e os juros acabam agravando a situação”, afirma.

Como participar

A renegociação pode ser feita de forma 100% on-line pelo site oficial do Serasa Limpa Nome ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. O acesso é feito com CPF e senha — ou com um cadastro gratuito para novos usuários. Após o login, o consumidor visualiza todas as dívidas vinculadas ao seu CPF e as ofertas de acordo, que podem incluir grandes descontos e parcelamentos em até 72 vezes.

O pagamento pode ser feito por Pix, boleto bancário ou Carteira Digital Serasa, com possibilidade de limpeza do nome em poucas horas e atualização do score de crédito em até 24 horas, no caso de pagamento instantâneo.

Uso da restituição para quitar dívidas

Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box mostrou que 67% dos brasileiros que vão receber a restituição do Imposto de Renda pretendem usar os valores para quitar dívidas. Em anos anteriores, esse percentual era de 45%. Os demais entrevistados afirmaram que pretendem usar os recursos para pagar contas do dia a dia (23%), despesas inesperadas (11%) ou limpar o nome (8%).

Para o consultor financeiro Renan Diego, essa escolha é uma estratégia positiva. “O valor da restituição pode ser usado não só para quitar dívidas, mas também para abater parcelas ou cobrir despesas que impactam o orçamento mensal”, pontua.

Atenção a golpes

O Serasa alerta para golpes que circulam em redes sociais com promessas falsas de descontos de até 99% em sites fraudulentos que imitam páginas oficiais. Em um dos casos identificados, o golpista simula um atendimento virtual e solicita o CPF da vítima, oferecendo acordos falsos com pagamento via Pix — cujo valor não é repassado para quitação das dívidas reais.

Para evitar fraudes, é importante utilizar apenas os canais oficiais do Serasa: o site www.serasa.com.br, o aplicativo Serasa Limpa Nome e os números de telefone do serviço. Nunca forneça dados pessoais em sites desconhecidos ou que não possuam certificação de segurança.

O mutirão segue até 11 de julho, e o Serasa reforça que essa pode ser uma oportunidade decisiva para milhões de brasileiros regularizarem sua situação financeira com segurança e economia.