08/10/2025 00:18:44

Educação
08/07/2025 08:00:00

CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (7) que 1.508 redes municipais de ensino e 22 estados aderiram à Prova Nacional Docente (PND), que integra o Concurso Nacional Unificado (CNU) voltado para professores da educação básica. A adesão representa 81,48% das unidades federativas.

Entre os estados que já confirmaram participação estão: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

A aplicação da prova será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 26 de outubro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema PND, entre os dias 14 e 25 de julho, com dados como CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone válidos.

Segundo o MEC, uma lista preliminar com os municípios participantes foi divulgada e está disponível para consulta. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou nas redes sociais que a PND representa uma oportunidade nacional para a seleção de professores em redes públicas de ensino.

“Uma prova nacional que vai servir de pré-seleção para as seleções públicas para os professores da educação básica neste país”, afirmou o ministro. Ele também ressaltou a importância de se valorizar o magistério: “Precisamos criar uma cultura, nesse país, de reconhecer e valorizar a principal profissão, que é ser professor.”

Além de impulsionar a realização de concursos e a contratação de docentes efetivos, a Prova Nacional Docente também tem como objetivo fortalecer a formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à formação de professores.

Próximas etapas

As redes de ensino que aderiram à PND têm até a próxima quinta-feira (10) para informar ao MEC como pretendem utilizar os resultados da prova no ingresso de professores em 2026. O registro dessas informações deve ser feito online, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para auxiliar os gestores, o MEC disponibilizou um tutorial com instruções detalhadas sobre o processo.

PND e o magistério público

A Prova Nacional Docente integra o programa Mais Professores para o Brasil. Conforme descrito no edital, a PND não configura um concurso público federal, mas um processo de pré-seleção criado para auxiliar as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal na contratação de professores.

As administrações locais podem optar por utilizar a nota da PND como etapa única ou complementar em seus próprios concursos e processos seletivos, podendo acrescentar avaliações práticas e de títulos conforme suas legislações.

A divulgação dos resultados individuais finais da PND está prevista para o dia 10 de dezembro.