08/10/2025 00:50:35

Tragédia
07/07/2025 20:00:00

Número de mortos nas enchentes no Texas chega a 78 e buscas por desaparecidos continuam

Número de mortos nas enchentes no Texas chega a 78 e buscas por desaparecidos continuam

Subiu para 78 o número de vítimas fatais causadas pelas inundações que atingiram o Texas, nos Estados Unidos, conforme atualização deste domingo (6). Entre os mortos estão 28 crianças. As autoridades locais seguem na busca por desaparecidos, incluindo 11 meninas e uma monitora de um acampamento de verão nas proximidades do Rio Guadalupe, no Condado de Kerr, uma das áreas mais afetadas pela tragédia.

O xerife Larry Leitha confirmou que as buscas entraram no terceiro dia e que o cenário ainda é de grande comoção na região. “Todos na comunidade estão sofrendo”, afirmou em entrevista. As chuvas começaram na última sexta-feira (4), data do feriado da Independência americana, e provocaram o transbordamento abrupto do rio, surpreendendo moradores e visitantes.

Mais de 850 pessoas já foram resgatadas, incluindo algumas que estavam agarradas a árvores para escapar da força das águas. Equipes de emergência continuam mobilizadas para localizar desaparecidos e atender os desabrigados.

Trump decreta desastre e FEMA envia ajuda ao Texas

Diante da gravidade da situação, o presidente Donald Trump assinou neste domingo a declaração de “grande desastre” para o estado. Com isso, a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) foi acionada e começou a enviar recursos adicionais para apoiar os socorristas. Helicópteros e aeronaves da Guarda Costeira também participam das operações de salvamento.

Entretanto, a resposta à tragédia gerou críticas. Especialistas apontam que cortes realizados pela atual administração federal em órgãos como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), responsável por supervisionar o Serviço Nacional de Meteorologia, podem ter comprometido a capacidade de prever com precisão a intensidade das chuvas.

O ex-diretor da NOAA, Rick Spinrad, afirmou que embora não haja confirmação de que a redução de pessoal tenha causado diretamente a falta de alerta, essa diminuição afeta a eficiência das previsões. O congressista Joaquin Castro, do Partido Democrata, também alertou para os riscos de decisões que reduzem a capacidade operacional de órgãos meteorológicos, especialmente em eventos de clima extremo.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, admitiu que o alerta de inundação emitido na quinta-feira (3) previa apenas risco "moderado" e não antecipava a magnitude das chuvas. Ela informou que o governo está trabalhando para aprimorar o sistema de alertas.

Destruição e novo alerta de enchente

A previsão é de que as chuvas continuem nas próximas horas. O Serviço Nacional de Meteorologia renovou o alerta de inundação para o Condado de Kerr até as 13h (horário local) deste domingo. Na sexta-feira, o nível do rio chegou a subir nove metros em poucas horas, o que resultou em destruição generalizada.

O acampamento Mystic, onde estavam as crianças desaparecidas, foi tomado pelas águas. Uma das cabanas ficou com marcas de lama a quase dois metros de altura. Camas, colchões e objetos pessoais foram arrastados e cobertos por lama. Algumas estruturas sofreram danos severos, como janelas quebradas e paredes destruídas.

Imagens da tragédia

Registros feitos no local mostram o trabalho da Guarda Costeira transportando moradores para áreas seguras, casas completamente destruídas e o cenário de devastação deixado pelas águas do Rio Guadalupe. O Texas enfrenta agora não apenas a dor das perdas humanas, mas também o desafio da reconstrução em meio à previsão de mais chuva nos próximos dias.