O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), investiu R$ 2,1 milhões na aquisição de três modernas torres de videocirurgia, dobrando a capacidade cirúrgica da unidade e beneficiando diretamente pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos, modelo UX5, já estão em funcionamento no Centro Cirúrgico do hospital e foram adquiridos com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A nova tecnologia permite a realização de procedimentos minimamente invasivos, como cirurgias laparoscópicas, que dispensam grandes cortes, promovem recuperação mais rápida, reduzem o tempo de internação e geram menos dor aos pacientes. Além de aumentar o número de cirurgias, os novos aparelhos oferecem maior segurança e diminuem os riscos no pós-operatório.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Elisangela Sousa, a modernização terá impacto direto na produtividade do hospital e na redução das filas de espera por cirurgias. “Esse é um avanço fundamental que reforça o papel do HU como centro de referência para procedimentos de média e alta complexidade em Alagoas”, destacou.
A última aquisição de equipamentos do tipo havia ocorrido em 2011, o que torna o novo investimento ainda mais significativo. Segundo o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Antônio Correia, as torres de videocirurgia contam com tecnologia de ponta, incluindo gravação em qualidade 4K, o que também beneficiará o ensino e a formação de estudantes e residentes da Ufal.
Para Daniel Araújo, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, o HU demonstrou alta eficiência na gestão dos recursos públicos. Ele ressaltou o papel do planejamento estratégico para viabilizar as aquisições de forma ágil, evitando a paralisação de serviços por conta da obsolescência de equipamentos.
O superintendente do HU, Célio Rodrigues, afirmou que os investimentos em tecnologia e infraestrutura continuarão sendo prioridade. “Em outubro, o HU completa 52 anos de serviços prestados à sociedade. Em 2024, realizamos 233 mil procedimentos em Alagoas. Somos o único hospital do estado a receber da Anvisa, por quatro anos consecutivos, o certificado de conformidade com 100% de segurança”, destacou.
O HU da Ufal integra a Rede Ebserh desde 2014. A estatal federal, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários em todo o país, unindo atendimento à população pelo SUS com ensino, pesquisa e inovação na área da saúde.