08/10/2025 00:50:36

Alagoas
07/07/2025 07:00:00

Alagoas registra 65 mortes de cavalos com suspeita de intoxicação por ração

Alagoas registra 65 mortes de cavalos com suspeita de intoxicação por ração

O estado de Alagoas já contabiliza 65 mortes de cavalos com suspeita de intoxicação por rações, segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que investiga o caso desde 26 de maio, após denúncias encaminhadas à Ouvidoria da pasta.

Com esse número, Alagoas é atualmente o terceiro estado com maior número de mortes confirmadas, ficando atrás de São Paulo, com 83 casos, e do Rio de Janeiro, com 69. No total, o país já soma 222 equinos mortos em ocorrências associadas ao consumo de rações contaminadas.

De acordo com o Mapa, todos os casos confirmados têm ligação direta com a ingestão de produtos fabricados pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. Novos óbitos estão sendo investigados em localidades como o sudoeste da Bahia (40), Goiânia (70) e Jarinu, em São Paulo (34), mas ainda não foram formalmente registrados na Ouvidoria, o que impede a oficialização dos dados.

Um dos desafios para as autoridades é a manifestação tardia dos sintomas. Muitos animais intoxicados só apresentam sinais clínicos após dias sem consumir a ração, geralmente com comprometimento hepático avançado, o que dificulta o diagnóstico e o início do tratamento.

Desde a denúncia inicial, o Ministério da Agricultura realizou duas fiscalizações no único estabelecimento da Nutratta, que produz rações para equinos e ruminantes. Nas inspeções foram encontradas irregularidades sanitárias, o que levou à suspensão cautelar da produção e à proibição da comercialização de todos os produtos da empresa.

A Nutratta recorreu à Justiça com um mandado de segurança para tentar reverter as sanções, mas o Ministério já apresentou seus argumentos e aguarda a decisão judicial.

As denúncias relacionadas ao caso devem ser registradas de forma oficial por meio da Ouvidoria do Governo Federal, disponível no site: https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br.