08/10/2025 08:04:56

Tecnologia
21/06/2025 18:00:00

Vazamento de dados expõe mais 16 bilhões de senhas na internet

Vazamento de dados expõe mais 16 bilhões de senhas na internet

Um vazamento de proporções inéditas comprometeu mais de 16 bilhões de logins e senhas de usuários de plataformas como Google, Apple, Facebook, Telegram e GitHub. A falha de segurança, detectada nesta sexta-feira (20/6), foi revelada por especialistas do site Cybernews, especializado em cibersegurança, e gerou um alerta global sobre os riscos iminentes para os usuários.

Segundo os pesquisadores, os dados vazados estão organizados de forma que facilita a ação de criminosos, com as informações agrupadas por URL, login e senha. Essa estrutura torna mais simples a aplicação de golpes, como invasões de contas, fraudes e ataques de phishing.

A situação é ainda mais preocupante porque a maioria dos dados está em língua portuguesa, o que aponta para uma significativa exposição de usuários brasileiros e de outros países lusófonos. De acordo com o levantamento, mais de 3,5 bilhões de registros seriam de pessoas que falam português.

O Google recomendou a troca imediata de senhas, principalmente das contas mais sensíveis, como e-mails, redes sociais e bancos. O FBI também emitiu um alerta, ressaltando o risco elevado de ataques por SMS, os chamados “smishing”.

A coordenadora acadêmica de pós-graduação em direito digital do ITS/UERJ, professora Chiara de Teffé, orienta que os usuários adotem medidas de proteção digital com urgência. “Troque imediatamente suas senhas, principalmente de contas importantes. Use senhas fortes e diferentes para cada serviço. E sempre ative a autenticação em dois fatores”, enfatizou.

Especialistas reforçam que vítimas em potencial são aquelas que reutilizam senhas em múltiplos serviços ou que ainda não ativaram a verificação em duas etapas — mecanismo essencial para impedir o acesso não autorizado, mesmo quando a senha é conhecida.

Diante da gravidade da exposição, empresas de tecnologia e autoridades seguem monitorando o caso e emitindo recomendações de segurança para evitar um aumento nos crimes cibernéticos nos próximos dias.