09/07/2025 13:22:38

Acidente
21/06/2025 06:59:00

Defesa Civil confirma terceira morte pelas chuvas no RS; 98 cidades foram afetadas

Defesa Civil confirma terceira morte pelas chuvas no RS; 98 cidades foram afetadas

Defesa Civil confirma terceira morte por causa das chuvas no RS; 98 cidades foram afetadas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já causaram três mortes e deixaram uma pessoa desaparecida, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta sexta-feira, 20 de junho. Até o momento, 98 municípios registraram danos provocados pelos temporais.

De acordo com os dados, 4.011 pessoas estão desalojadas e 2.005 foram encaminhadas para abrigos. As equipes de resgate já prestaram socorro a 552 pessoas e 125 animais. O impacto das chuvas levou oito cidades a decretarem situação de emergência: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma, Cruzeiro do Sul, Passa Sete, São Sebastião do Caí e Cacequi. Jaguari declarou estado de calamidade pública.

Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram registradas 28 casas alagadas, com 128 pessoas em abrigos e 89 desalojadas. Em Santa Maria, o saldo inclui 36 ocorrências de alagamento, uma inundação, um colapso estrutural, um vendaval e 34 residências danificadas, resultando em 128 pessoas desalojadas.

São Sebastião do Caí foi um dos municípios mais afetados. A elevação do nível do Rio Caí forçou o desligamento da estação de captação de água, gerando desabastecimento. No local, foram contabilizados 224 desabrigados e 278 desalojados.

Em Alegrete, o aumento do nível do Rio Ibirapuitã causou danos a residências e deixou 134 pessoas desabrigadas e 185 desalojadas. Em Jaguari, além de alagamentos e deslizamentos de terra, foram registradas 73 pessoas em abrigos e 900 desalojadas.

As três mortes ocorreram em diferentes regiões. Em Candelária, uma mulher morreu após o carro em que estava ser arrastado por uma correnteza; seu marido continua desaparecido. Em Nova Petrópolis, um homem de 22 anos foi encontrado sem vida dentro de um carro capotado, submerso parcialmente pelo Rio Caí. A terceira vítima faleceu em Sapucaia do Sul após ser atingida pela queda de uma árvore.

As autoridades seguem monitorando a situação e prestando assistência às populações afetadas, enquanto as condições climáticas continuam instáveis em várias partes do estado.