O Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou nesta sexta-feira (23) que Albânia, Namíbia e Índia suspenderam temporariamente a importação de carne de frango do Brasil. A decisão foi motivada pela confirmação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Além desses três países, Angola adotou uma medida mais branda e decidiu restringir apenas as compras oriundas do estado gaúcho.
Com a inclusão desses novos países, o cenário atual das exportações brasileiras de carne de aves ficou assim definido: 24 nações aplicaram suspensão total das importações provenientes de qualquer região do Brasil, enquanto outras 16 impuseram restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul. Já os Emirados Árabes Unidos e o Japão adotaram uma medida ainda mais específica, limitando a suspensão apenas ao município de Montenegro, onde o foco foi identificado.
Entre os países que suspenderam completamente as importações estão China, União Europeia, México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, África do Sul, Peru, Uruguai, Malásia, Argentina, entre outros. Já a suspensão restrita ao território gaúcho foi adotada por Arábia Saudita, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão, além de Angola.
De acordo com o Ministério da Agricultura, estão sendo mantidas articulações com os órgãos sanitários dos países importadores, com o objetivo de fornecer todas as informações técnicas e esclarecer o quadro atual. A pasta destacou que as medidas adotadas buscam assegurar a segurança sanitária e permitir que as exportações sejam retomadas de forma segura o quanto antes.
O Ministério também reforçou que o consumo de carne de frango e de ovos permanece seguro para a população, não havendo riscos à saúde decorrentes do consumo desses produtos.