Agência Brasil
A convocação dos candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começou nesta quarta-feira (12). As instituições públicas de ensino superior participantes já iniciaram o chamamento para o preenchimento das vagas restantes. A maioria das instituições envolvidas pertence à rede federal, formada por universidades públicas e institutos federais, onde não há cobrança de mensalidades.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a divulgação das listas de espera e a convocação para matrícula são de responsabilidade das próprias instituições. Os candidatos devem acompanhar diretamente nos sites das universidades o cronograma e a publicação das listas, que informam por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.
Cada instituição publica um edital próprio com as regras para o preenchimento das vagas e o seu calendário acadêmico. O prazo para convocação dos candidatos em lista de espera vai até 30 de setembro de 2025, abrangendo tanto os cursos que começam no primeiro semestre quanto aqueles previstos para o segundo semestre.
Somente puderam se inscrever na lista de espera os estudantes que não foram selecionados na chamada regular do Sisu para nenhuma das duas opções de cursos escolhidas durante o período de inscrição, que foi encerrado em janeiro.
Na fase atual, a convocação segue a ordem de classificação da chamada regular, considerando apenas os candidatos que manifestaram interesse na lista de espera até o dia 31 de janeiro de 2025.
O Sistema de Seleção Unificada permite que candidatos concorram gratuitamente a vagas em universidades públicas por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O principal objetivo do Sisu é ampliar o acesso ao ensino superior público e de qualidade.
Até 2023, o Sisu era realizado em duas edições anuais. Desde 2024, passou a ser realizado em uma única edição por ano. Nesse formato, as instituições participantes podem oferecer vagas para cursos com início no primeiro ou segundo semestre.
Em 2025, o Sisu disponibiliza 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas em todo o país. No processo seletivo deste ano, 254.899 candidatos foram aprovados. Desses, 128.691 foram selecionados pela ampla concorrência, 111.655 pelas modalidades de cotas e 14.553 por ações afirmativas das próprias instituições.
A convocação é uma oportunidade importante para quem deseja ingressar no ensino superior gratuito e deve ser acompanhada com atenção pelas listas divulgadas por cada instituição.