17/03/2025 02:53:54

Acidente
06/02/2025 04:00:00

Médico comete erro grave e retira órgão errado durante cirurgia nos EUA

Cirurgião removeu fígado em vez do baço e paciente não resistiu; família pede indenização

Médico comete erro grave e retira órgão errado durante cirurgia nos EUA

Nos Estados Unidos, um erro médico chocante resultou na morte de William Bryan, de 70 anos, após um cirurgião remover o órgão errado durante uma cirurgia no Ascension Sacred Heart Emerald Coast Hospital, na Flórida.

O médico Thomas Shaknovsky deveria realizar uma esplenectomia laparoscópica assistida – procedimento para remover o baço –, mas, em vez disso, retirou o fígado do paciente, cortando sua principal vasculatura. O erro causou grande perda de sangue, levando Bryan a óbito.

Como o erro aconteceu?

Bryan sentiu fortes dores abdominais enquanto visitava uma propriedade no condado de Okaloosa e foi levado ao hospital no condado de Walton para exames. Os médicos afirmaram que a cirurgia era urgente e convenceram a família de que a recusa do procedimento poderia resultar em complicações sérias.

Durante a operação, Shaknovsky retirou erroneamente o fígado do paciente e, ao perceber a falha, tentou encobrir o erro. Ele alegou que o baço de Bryan estava tão comprometido que havia se expandido e mudado de posição no corpo. O fígado só foi corretamente identificado após a morte do paciente.

Tentativa de encobrimento e punição

Após o erro fatal, enfermeiras ajudaram o médico a falsificar documentos, incluindo a certidão de óbito, para ocultar o que havia acontecido. No entanto, a verdade veio à tona, e o Conselho de Medicina da Flórida suspendeu o cirurgião.

A família de Bryan agora solicita uma indenização de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 290 mil) para cobrir os custos do funeral e demais despesas.

Erro reincidente

Este não foi o primeiro erro médico cometido por Shaknovsky. Em 2023, ele já havia realizado um procedimento incorreto ao remover parte do pâncreas de um paciente, em vez da glândula adrenal.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 67
Google News