A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) mantém ativo o Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, lançado em 2023, com o objetivo de mapear a realidade desse grupo em Alagoas. O prazo para o envio dos dados termina no dia 28 de fevereiro de 2025.
A iniciativa busca coletar informações fundamentais para a criação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. De acordo com a secretária Arabella Mendonça, o preenchimento do questionário é essencial para tornar visíveis as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no estado. Quanto maior o número de respostas, mais precisa será a compreensão das demandas desse público.
Os dados coletados também servirão para fortalecer a luta por direitos e embasar reivindicações por políticas públicas mais justas e equitativas. A partir dessas informações, o Estado poderá implementar ações voltadas à acessibilidade, inclusão social e garantia de direitos.
A participação no Censo é simples e rápida. O formulário pode ser acessado online no site da Secdef ou da Agência Alagoas. O questionário foi desenvolvido para ser totalmente acessível, incluindo opções em Libras e compatibilidade com softwares leitores de tela, garantindo a participação de todas as pessoas com deficiência.