16/03/2025 10:45:22

Acidente
26/01/2025 18:00:00

Surto de Norovírus Atinge Cruzeiro de Luxo em Maceió

Surto de Norovírus Atinge Cruzeiro de Luxo em Maceió

Um cruzeiro de luxo que trafega pela costa brasileira registrou um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) causado por norovírus. A situação foi comunicada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realizou inspeções a bordo e informou que está monitorando os casos identificados.

Número de Casos e Procedimentos Adotados

No navio MSC Grandiosa, que transporta 6.293 passageiros, 127 pessoas (cerca de 2%) foram diagnosticadas com a doença. A embarcação atracou no Porto de Maceió na última quarta-feira (22) e deve retornar à capital alagoana na próxima quarta (29). Desde o início dos sintomas, em 18 de janeiro, a Anvisa enviou uma equipe para realizar uma fiscalização e adotar as medidas sanitárias necessárias.

Os passageiros contaminados foram isolados e estão sendo monitorados. Entre os sintomas relatados estão diarreia frequente, vômitos, boca e pele secas e dificuldade para urinar. Amostras foram coletadas para análise laboratorial, enquanto o órgão orientou medidas rigorosas de limpeza e sanitização.

Resposta da Empresa

A MSC Cruzeiros, responsável pela embarcação, afirmou que está seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Em nota, a empresa informou que intensificou a higienização de superfícies e orientou os passageiros a manterem as mãos limpas e a procurarem o Centro Médico em caso de sintomas gastrointestinais.

Contato com as Autoridades Locais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas comunicou que a Anvisa manteve contato com o setor de Vigilância em Saúde estadual. Contudo, não foram relatados novos casos durante a última parada do navio em Maceió. A Anvisa garantiu que os casos diagnosticados desembarcaram em Santos, onde as medidas sanitárias foram implementadas.

Critério de Surto

De acordo com o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiro, considera-se surto de DDA quando 2% ou mais dos passageiros apresentam sintomas. Este percentual foi atingido no MSC Grandiosa, configurando o surto e exigindo respostas rápidas para conter a disseminação.

Prevenção e Cuidados

As autoridades e a empresa continuam monitorando os casos para evitar a proliferação da doença, destacando a importância de práticas de higiene e isolamento nos casos suspeitos.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 66
Google News