O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, que uma redução significativa no preço do petróleo poderia levar ao fim da guerra na Ucrânia. Segundo o republicano, a Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) têm grande responsabilidade na continuidade do conflito e devem tomar medidas para reduzir o custo da commodity.
“Isso é algo que deveria ter sido feito há muito tempo. É de responsabilidade deles que isso tenha chegado tão longe. Milhões de vidas teriam sido poupadas se isso tivesse sido resolvido antes”, afirmou Trump.
Trump também revelou que pretende negociar diretamente com a Arábia Saudita para aumentar o volume de compras de petróleo pelos Estados Unidos, elevando o valor dos acordos de US$ 600 bilhões para US$ 1 trilhão. A medida, segundo ele, fortaleceria a economia americana e traria estabilidade ao mercado energético global.
O republicano, que tomou posse para um segundo mandato como presidente na última segunda-feira (20), tem defendido uma abordagem mais assertiva para resolver conflitos internacionais e prometeu priorizar os interesses econômicos e estratégicos dos EUA em suas negociações.