Subiu para 10 o número de mortos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins, de acordo com balanço divulgado na sexta-feira (27). Os corpos foram localizados pelas equipes de resgate no rio Tocantins, sendo um deles encontrado na noite de quinta-feira a seis quilômetros do local do acidente. Sete pessoas ainda estão desaparecidas.
O desabamento ocorreu no último domingo, quando a viga central da ponte, construída na década de 1960 e com cerca de 500 metros de extensão, desmoronou. As causas do acidente seguem desconhecidas.
Mais de 70 socorristas continuam as buscas, contando com o auxílio de uma “câmara hiperbárica” para mergulhos em profundidades superiores a 30 metros.
Além das buscas, há preocupação com o impacto ambiental. Três caminhões caíram no rio durante o acidente, transportando 22 mil litros de pesticidas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo.
Na sexta-feira, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que análises realizadas indicaram que não houve vazamento de ácido sulfúrico ou pesticidas no rio. Segundo a ANA, as concentrações de inseticida e herbicida detectadas estão dentro dos níveis considerados normais para rios em regiões agrícolas.