As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (20) causaram transtornos significativos, deixando cerca de 660 mil clientes da concessionária Enel sem energia elétrica. Antecipando os problemas, a empresa havia estabelecido plantão especial após o alerta de mau tempo emitido pela Defesa Civil para esta sexta e sábado.
Na cidade de Pirapora do Bom Jesus, cerca de 35% das residências ficaram sem energia por volta das 18h. Em Mauá e Itapecerica da Serra, o impacto foi de aproximadamente 27%, enquanto Osasco registrou 20% das casas sem luz, afetando cerca de 70 mil domicílios. Na capital, 425 mil clientes, de um total de 5,5 milhões, ficaram sem abastecimento, e a cidade registrou congestionamento recorde, com mais de 600 km de engarrafamentos.
Segundo a Enel, as chuvas acompanhadas de fortes ventos afetaram principalmente as zonas Leste e Norte. A empresa afirmou que suas equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
Impactos das chuvas
Além dos cortes de energia, houve diversos alagamentos, sendo que nove pontos permaneciam intransitáveis no início da noite. Oito rios das zonas Norte e Leste da capital transbordaram, e outros três estão em estado de alerta. Na estação meteorológica de Santana, ventos superiores a 80 km/h foram registrados.
A Defesa Civil também destacou impactos nas regiões de São Carlos e Campinas, embora sem detalhar as ocorrências. Até o momento, não há registros de desaparecidos ou mortos.
O Corpo de Bombeiros atendeu 97 chamados relacionados à queda de árvores na Grande São Paulo. No Aeroporto de Congonhas, três voos foram desviados devido ao mau tempo, mas as operações continuam normalmente.
Litoral paulista
No litoral norte, a situação também é preocupante. A Defesa Civil alertou para a continuidade das chuvas fortes acompanhadas de raios e ventos de até 75 km/h na região de São Sebastião. A previsão é de acumulados de 65 mm nas próximas 24 horas.
Entre 12h e 14h, foram registradas rajadas de vento de 20 km/h e chuva acumulada de 18,5 mm na estação meteorológica do Cemaden em São Sebastião. Como consequência, unidades de saúde nos bairros Pontal da Cruz, Boiçucanga, Cambury, Barra do Sahy e Juquehy foram fechadas.
A prefeitura de São Sebastião lembrou que a cidade ainda se recupera das chuvas históricas de janeiro de 2023, que resultaram em 65 mortes no litoral norte.