Os diretores das escolas têm que enviar, a partir de segunda-feira, um projeto de formação com seminário de prevenção à violência e pelo menos outras duas propostas para receber recursos financeiros do PDDE Escola e Comunidade.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), aceita propostas de projetos de formação do Programa Escola e Comunidade (Proec) até segunda-feira, 7 de outubro. Para participar, os dirigentes escolares deverão apresentar projetos de formação por meio do sistema PDDE Interativo, referente ao programa Dinheiro Direto Escolar (PDDE).
Uma das ações que a escola deve planejar é a organização de um seminário de prevenção à violência intitulado “Desafios da comunicação nas relações cotidianas no ambiente escolar”. A iniciativa visa criar uma escola mais inclusiva, aberta ao diálogo, respeitadora das diferenças e combatendo todas as formas de discriminação e preconceito.
Na página Ciclo Escolar e Comunitário do PDDE 2024, as redes podem verificar quais escolas estão aptas a participar do programa, bem como obter detalhes sobre o processo de submissão de projetos de adesão e formação. Ações - No dia 24 de setembro, o MEC organizou um webinar com o objetivo de apoiar escolas elegíveis a receberem recursos do PDDE Escola e Comunidade na elaboração desses projetos de formação.
Além da oficina de comunicação não violenta, cada escola deverá incluir em seu planejamento outras duas ações, que podem ser oficinas, visitas guiadas, rodas de discussão, conferências ou outras atividades de acordo com os princípios do programa. A página do Proec, na seção Projetos de Formação, oferece às escolas uma fonte de inspiração para a elaboração de seus planos (ver manual de apresentação do projeto).
Proec – O programa Escola e Comunidade tem como objetivo promover parcerias entre escola, família e comunidade, numa perspectiva educacional integral. Isso é feito por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos que promovam a cidadania, a cultura de paz e melhorem a qualidade da educação pública brasileira.
Por isso, o Proec busca capacitar os cidadãos na plena organização de seminários que tratam de temas relevantes como a violência. Isto é definido como uma quebra de comunicação, que impede o diálogo e o reconhecimento do outro, levando a uma disfunção física, psicológica ou social.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB?