14/10/2025 16:01:00

Geral
24/09/2024 21:00:00

I Mostra de Dança Escolar reúne 160 estudantes da rede municipal em apresentações de estilos diversos

I Mostra de Dança Escolar reúne 160 estudantes da rede municipal em apresentações de estilos diversos

Em apresentações cheias de emoções, variedade, cores e lindos figurinos, um total de 160 alunos de nove escolas públicas de Maceió participaram do 1º Show de Dança Escolar, com apresentações de diversos gêneros, como Jazz, 'Afro Primitivo, Hip Hop Brega. . , Brega Funk, Forró, Dança Moderna e Afro. A exposição, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu nesta sexta-feira (20), no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro).


Após várias semanas de ensaios, os alunos brilham em palco, mostrando não só o seu talento, mas também a dedicação e empenho que demonstraram ao longo do processo. A energia contagiante e os grandes sorrisos ressaltaram a alegria de participar da primeira edição do evento e, para os pais que assistiram às apresentações, a emoção não foi diferente.
Walkíria Ramalho, coordenadora esportiva da Semedi, explica que a ideia da exposição nasceu no início do ano e faz parte do projeto Esporte Vivu à la Scola. “Neste projeto tem muitos palcos, que são esportivos. Tivemos futsal, futebol e agora temos a dança, que faz parte do conteúdo da educação física e por isso é mais do que importante oferecer isso para as crianças”, disse. explica.


Ele destaca que, ao incentivar a prática da dança nas unidades educacionais, a Semedi ajuda muitas crianças a se identificarem com o esporte, dando-lhes a oportunidade de aprofundar a prática e se desenvolver. “Para nós foi um espetáculo à parte ver esses alunos que nos proporcionam esse dia especial. Este momento é muito precioso para toda a equipe envolvida, desde o Ministério da Educação até os professores da escola, que decidiram participar deste momento ", disse ele. Gisela Marinho, professora de educação física, diz que criou o projeto para proporcionar aos alunos da rede pública uma rica experiência de aprendizagem e expressão cultural. Segundo ela, a dança é uma ferramenta poderosa que desenvolve não só as capacidades físicas dos alunos, mas também sua inteligência e cultura.


“A dança facilita os alunos. Meu objetivo com esta exposição é fazer com que eles não apenas brinquem, mas também vejam seus parceiros de dança. Essa troca é fundamental para que eles se apaixonem ainda mais pela dança”, explica Xisiela Ela ressalta que o evento foi pensado para promover um ambiente de inclusão e participação, incentivando os alunos a se sentirem parte de uma comunidade.


A professora também menciona a importância da cooperação entre as escolas e a gestão para a conclusão do projeto com sucesso. “Sem o apoio das escolas não podemos concretizar essa ideia. Temos professores maravilhosos que, mesmo sem a dança no currículo, se dedicam a provas extras”, afirma Xhisiela.


Sérgio Lima, diretor da Escola Municipal Dom Helder Câmara, compartilhou seu entusiasmo com o mais recente projeto de dança implementado na instituição. “Para mim é uma grande felicidade e uma experiência incrível, principalmente quando se trata de projetos como este”, disse.


Sobre a recepção do projeto entre os alunos, ele comentou: “Estamos felizes por ter um grupo de alunos muito motivados. Nossa escola brilha e está localizada em um bairro com participação ativa. Nossos alunos estão muito felizes em participar e aproveitar esta oportunidade.


Esperamos que haja outros projetos para trabalharmos juntos. Escolas participantes

Participaram da exposição os alunos de Sérgio Luiz Pessoa Braga, das escolas Nosso Lar I, o tradutor João Sampaio, João Feitosa, Dom Helder Câmara, Lenilto Alves Santos, Jaime Amorim Miranda, Zumbi dos Palmares e a professora Maria José Carrascosa. Os alunos fizeram apresentações nos formatos individual, dupla, trio e grupo, nas categorias Infantil (7 a 12 anos), Juvenil (13 a 18 anos) e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).


Além das apresentações dos alunos, atuaram as bailarinas do Ballet Selma Pimentel e uma aluna do Sesc. Também estiveram presentes na exposição a subsecretária de gestão educacional da Semedi, Maria Vilma da Silva, e a subsecretária de gestão educacional, Marina Toledo Vilela