O prefeito de Maceió, JHC, participou nesta segunda-feira (23), na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, do road show da Parceria Público-Privada (PPP) para construção do complexo administrativo municipal, que funciona no centro da cidade. A atividade teve como objetivo apresentar o projeto, recolher sugestões dos interessados ??e avaliar a sua atratividade no mercado. O JHC enfatizou a importância da inovação para Maceió e para parcerias entre os setores público e privado.
“Estar aqui na B3 é algo disruptivo para Maceió. Isso aponta a cidade para o futuro e a coloca no mapa para grandes investimentos. Toda essa estruturação nos leva a pensar em modelos inovadores. “Minha missão sempre foi garantir a autonomia e quebrar o ciclo de dependência, para que o povo de Maceió tenha mais dignidade e acesso à cidadania”, afirmou.
O autarca destacou ainda que a sua administração procurou um modelo administrativo mais eficiente, aproximando-se das práticas do sector privado para melhorar os gastos públicos e os recursos humanos, garantindo autonomia e quebrando ciclos de dependência.
“Optamos por fazer gestão gerencial, trazendo conceitos do setor privado para melhorar a eficiência dos gastos públicos e a gestão dos recursos humanos. Queremos que Maceió seja exemplo de nova administração e gestão. Hoje, Maceió é o destino mais procurado do país por turistas e investidores”, afirmou.
O Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, David Gomes, também participou do evento e explicou os próximos passos do projeto.
“A ideia é que a iniciativa privada construa, reforme prédios, faça manutenção e preste serviços operacionais, enquanto funcionários e usuários poderão desfrutar de um ambiente confortável e bem estruturado. Será um grande centro administrativo, com infraestrutura moderna, capaz de atender tanto os servidores quanto a população com tecnologia e eficiência, sem afetar a carreira dos servidores”, explicou.
O Complexo Administrativo Municipal reunirá mais de 20 serviços do município de Maceió em três prédios históricos do bairro Centro, que serão totalmente reformados e interligados. Palmares, Ary Pitombo e edifícios anteriores do IAPTEC beneficiarão de infra-estruturas sustentáveis, incluindo reutilização de água e energia solar. O projeto não visa apenas modernizar a gestão pública, mas também recuperar o Centro de Maceió.
A PPP prevê economia de até 28% nos custos de manutenção e operação em relação aos modelos atuais, além de garantir maior eficiência nos serviços prestados à população. A oferta acontecerá no final deste ano na bolsa brasileira e as obras estão previstas para começar em 2025.
Fonte: Assessoria