GazetaWeb
O terceiro painel do Summit Gazeta Primeira Infância, realizado no início da tarde desta segunda-feira (29), tratou sobre “Educação na primeira infância: desafios e oportunidades”, promovendo um debate a respeito do que tem sido feito e do que ainda é preciso fazer para melhorar a Educação Infantil e proporcionar tudo o que as crianças precisam dentro das creches.
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos, foi um dos participantes e apresentou números relevantes dos avanços que têm sido alcançados.
Ele citou os eixos prioritários na Política Nacional Integrada para a primeira infância, que são: viver com dignidade; viver com direitos; viver com saúde, e cuidar e educar. E apresentou alguns números relativos ao avanço no quantitativo de matrículas de crianças com idades entre 0 e 5 anos nas creches. Alagoas apresentou avanços significativos nesse quesito, entre os anos de 2013 e 2022.
Na faixa etária de 0 a 3 anos, o Estado saltou de 24,1% para 35,2% no percentual de crianças matriculadas, superando o avanço apresentado pelo Nordeste, que saiu de 25% para 33,7%. Já entre as crianças de 4 e 5 anos, o aumento em Alagoas foi de 83,7% para 92,1%.