19/10/2025 06:17:26

Geral
24/06/2024 03:00:00

Samu atende quase 70 vítimas de acidentes com animais na pista em AL; veja como evitar batidas

Acidentes foram registrados em rodovias e áreas urbanas da capital e do interior nos últimos cinco meses.

Samu atende quase 70 vítimas de acidentes com animais na pista em AL; veja como evitar batidas

g1-Al

Nos primeiros cinco meses do ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a 66 vítimas de acidente provocados por animais em pista em Alagoas . Em muito desses casos, esse tipo de acidente pode ser evitado (veja dicas mais abaixo).

A coordenadora do Samu, Beatriz Santana, disse que é muito comum receber chamado de acidentes com tipos específicos de animais em rodovias alagoanas.

"Colisões de carros e motos com cavalos e bois, são bastante frequentes. Muitas vezes, os animais estão soltos nas vias, o que representa um grande risco. A educação no trânsito e a responsabilidade dos donos de animais são fundamentais para reduzir esses acidentes, que muitas vezes incapacitam as vítimas para o resto da vida”, disse.

Samu atendeu a mais de 65 vítimas de acidentes com animais em pistas de Alagoas — Foto: Samu/divulgação

Samu atendeu a mais de 65 vítimas de acidentes com animais em pistas de Alagoas — Foto: Samu/divulgação

O Samu alerta que os motoristas precisam estar atentos, evitar dirigir à noite e respeitar o limite de velocidade da via. De acordo com o médico socorrista, Ewerton Soares, os acidentes com animais, em sua maioria, são extremamente graves, e as vítimas sofrem lesões de alto risco

"É necessário respeitar a sinalização, verificar as condições do veículo, como a situação dos pneus, os freios e os para-brisas, por conta do período chuvoso", disse.

O médico-socorrista ressaltou ainda que a gravidade dos ferimentos é ainda maior no caso de motociclistas.

"No caso dos condutores de motocicletas, o uso do capacete é fundamental, já que o impacto de uma moto com um animal resulta em acidentes ainda mais graves", disse.