18/06/2024 15:50:09

Acidente
05/05/2024 07:00:00

DP recomenda suspenção de internações até que clínicas de internação involuntária sejam credenciadas


DP recomenda suspenção de internações até que clínicas de internação involuntária sejam credenciadas

Tribuna Hoje

Não existe uma só clínica credenciada e todas que atuam nessa situação de irregularidade têm problemas. Em face dessa situação, a Defensoria Pública recomendou em outubro de 2023, com base em inspeções e relatórios técnicos da Sesau, a suspensão das internações, mas não foi acatada pelo prefeitura de Maceió, e, na semana passada, houve assassinato de um paciente em uma clínica de reabilitação.

Em sua recomendação, o coordenador do Núcleo, o Defensor Público Ricardo Antunes Melro, enfatizou a urgência de se agir diante das diversas irregularidades constatadas nas clínicas, que incluem falta de estrutura, segurança precária, ausência de profissionais especializados e carência de medicamentos. Para o Defensor, esses problemas têm gerado prejuízos significativos aos pacientes, comprometendo o processo de reabilitação e colocando suas vidas em risco.

A recomendação da Defensoria Pública ocorreu após rigorosas visitas técnicas e análises de relatórios enviados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), em que se revelou um cenário preocupante de negligência e falta de condições adequadas de tratamento.

Vale ressaltar que a obrigação do Estado e Município de adotarem medidas para o credenciamento desses estabelecimentos já foi levada à justiça pela Defensoria Pública. Em 2015, a Justiça acatou o pedido da Instituição e determinou a realização do credenciamento e estruturação das clínicas, mas não houve medidas efetivas e eficientes para resolver o problema.

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 373
Notícias Agora
Google News