Texto Agência Tribuna
Fotos Quiterio Fernandes
A tarde desta sexta feira 12 de abril de 2024 foi de comoção na cidade de Santana do Mundaú a 100 km. de Maceió quando a comunidade se despediu do ex-prefeito Eloi da Silva (Lóia), de 80 anos, acometido de infarto fulminante, cuja morte se deu na presença do seu primogenito o bacharel em direito Elson da Silva exatamente na hora do café da manhã desta quinta feira dia 11.
Ainda vivo, Lóia foi levado por familiares via Al-205 até o Hospital da Mata em União dos Palmares, num trajeto de 26 quilometros, mas já chegou sem vida ao hospital. Seu corpo somente foi remido por uma viatura da Policia Cientifica as 17 horas da quinta feira e após esperar uma fila de 07 necropsias inclusive retirada de órgãos de um doador, foi liberado no início da tarde desta sexta-feira e seguiu para Santana do Mundaú onde após o corpo ser velado em sua residência seguiu para sepultamento no cemitério municipal daquela cidade fronteiriça.
Loia descendente de família humilde e numerosa, desde cedo começou a trabalhar. Inicialmente na roça, depois como comerciante quando manteve uma mercearia no distrito de Timbó nas proximidades da Usina Lajinha. Foi casado com dona Diva com quem teve 3 filhos: Aline, Elson e Justino. Ainda jovem migrou para a cidade de Santana do Mundaú retornando as suas origens pois adquiriu uma pequena propriedade no acesso aquela cidade onde com a família produzia laranja lima para exportação (Santana do Mundaú foi considerado o maior produtor de citros do Nordeste).
Nesse contexto, logo Loia se salientou por sua retidão de caráter, honestidade e exercício da cidadania. Excelente pai, honesto, amigo verdadeiro mesma nas horas incertas, a atuação de loia na cidade cuja padroeira é Santa Ana, ribeirinha do Rio Mundaú, loia foi convidado a concorrer em uma eleição municipal como vice-prefeito. Eleito, antes do termino do mandato assumiu a prefeitura por impedimento do titular.
Mesmo sem experiencia política, e sem haver concluído nenhum curso escolar, ‘Loia’ surpreendeu o estado do mais alto escalão ao mais humildade eleitor. Resgatou a Prefeitura administrativamente, pagou o funcionalismo atrasado e resgatou o credito no comercio não só de Santana do Mundaú, mas da região. Um dia um empresário disse ‘vender fiado a ‘Seo’ Loia é a certeza do dinheiro em caixa.
Loia sempre agiu em parceria com dona Diva, uma senhorinha de aspecto frágil, porém eximia administradora que voltou seu trabalho para a comunidade humilde e sem formação escolar superior dinamizou os serviços sociais e de saúde do município (faleceu a 3 meses e meio passados vítima de AVC após 3 anos de enfermidade e sofrimento físico).
No segundo mandato, os invejosos, incautos, inoperantes e componentes dos poderes formaram esquemas políticos durante uma tragedia que atingiu a religião acharam motivos fúteis para macular a imagem de Loia: uma pessoa infiltrada maliciosamente na residência do administrador encontrou alguns lençóis de doações para os flagelados e algumas cestas básicas. Foi o início de uma série de acusações inclusive da existência de cheques assinados (que seriam destinados ao pagamento dos servidores municipais foi encontrado na tesouraria da Prefeitura, mas nenhum deles foi descontado e as contas municipais estavam irrestritamente em dia. Mesmo assim, Loia foi proibido de entrar na Prefeitura apesar de não haver sido condenado.
Começou o sofrimento do prefeito: até seu sitio fruto do seu honesto trabalho ainda está bloqueado pela ação judicial embora todas as acusações tenham sido consideradas infundadas pela Justiça. Um homem sem convivência escolar que toda vida trabalhou por sua sobrevivência e para criar seus filhos a quem ensinou dignidade e honestidade e que pautou sua vida pela honradez se ver diante de situação semelhante caiu em profunda depressão e ultimamente sofria de um soluço psicológico e recentemente a perda da companheira foram o suficiente para ceifar a vida de Eloi da Silva que parte para o além com o sentimento do dever cumprido e deixa um exemplo de vida a ser seguido pelas gerações atuais e futura.
Vai com Deus, Loia. Por certo, o Arquiteto do Universo já o Acolheu em seu Reino no Eden ao lado de sua inseparável Diva. Obrigado pelos exemplos que nos ensinou. Até um Dia.
Antonio Aragão