12/12/2025 17:12:12

Acidente
27/03/2024 11:00:00

2024: em dois meses Alagoas registrou 1.112 casos de pessoas picadas por escorpiões; confira onde procurar atendimento

2024: em dois meses Alagoas registrou 1.112 casos de pessoas picadas por escorpiões; confira onde procurar atendimento

Cada Minuto

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, Alagoas registrou 1.112 casos de pessoas picadas por escorpiões, o que representa uma redução de 27% se comparado com o ano anterior. Apesar do alto índice, no mesmo período em 2023, o Programa de Controle de Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde registrou 1.527 ocorrências. Ainda conforme a secretaria, no ano passado Alagoas registrou um total de 11.634 casos.

A assessoria de Comunicação da Sesau explicou que no verão, devido às altas temperaturas, o número de acidentes com escorpiões tende a aumentar. De acordo com a enfermeira do Programa de Controle de Animais Peçonhentos da Sesau, Fernanda Vieira, é necessário atentar para os sintomas apresentados e as unidades que são referência para este tipo de atendimento.

Fernanda salienta que a maior preocupação é com as crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Segundo os especialistas, esse público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes do ataque de animais peçonhentos, principalmente dos escorpiões.

A enfermeira explicou que, em casos de picadas, é recomendável limpar o local com água e sabão. “Também é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) municipal para receber atendimento. Mas se o caso for grave, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência ou ele mesmo pode já procurá-la, visando receber o soro antiescorpiônico, que só é prescrito em casos graves”, salientou.

Onde procurar atendimento?

Em casos de agravamento dos sintomas, as vítimas que residem em Maceió, ou na região metropolitana da capital, devem se deslocar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, para a UPA do Jacintinho ou para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), no Trapiche.

Já se a pessoa que se encontra no interior de Alagoas deve procurar atendimento nos seguintes locais:

- Arapiraca: Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly;

- União dos Palmares: Hospital Regional da Mata (HRM);

- Palmeiras dos Índios: Hospital Regional Santa Rita;

- Penedo:  : Unidade de Emergência Enfermeiro Antônio de Jesus;