Agora Notícias Brasil
Nessa sexta-feira, 15 de março de 2024, as redes sociais brasileiras estavam muito movimentadas, o STF determinou a divulgação da íntegra dos depoimentos de vários oficiais generais das Forças Armadas Brasileiras. Dos depoimentos divulgados os mais impactantes foram o do Brigadeiro Baptista Júnios, ex-comandante da Força Aérea e o do General de Exército Freire Gomes, que comandou a força no final do governo de Jair Bolsonaro.
Em seu depoimento Freire Gomes admitiu que teria avisado o então presidente Bolsonaro quisesse o mesmo tentasse alguma ação fora da lei ele mesmo teria que determinar a sua prisão. A fala foi confirmada pelo brigadeiro Baptista Júnior em seu depoimento.
Uma postagem no perfil do Exército Brasileiro, sobre a formação de oficiais médicos, assunto não político, acabou servindo de palco para uma enxurrada de manifestações de cidadãos sobre os últimos posicionamentos do Exército no campo político.
A Revista Sociedade Militar usou uma IA premium contratada para realizar uma análise de sentimentos em postagens realizadas em resposta ao texto de autoria do Centro de Comunicação Social do Exército. A intenção foi detectar como a sociedade atualmente percebe o Exército Brasileiro, lembrando que há alguns anos a instituição estava entre as mais admiradas pelos cidadãos. A amostragem utilizada contem mais de 100 comentários coletados no posta abaixo e os mesmos variam consideravelmente em tom e conteúdo, desde críticas severas e sarcasmo até alguns com apoio e expressões de patriotismo.
Para realizar a análise de sentimentos precisa, é necessário categorizar os comentários manualmente devido à complexidade e nuances dos sentimentos expressos, o que pode não ser adequadamente captado por uma simples contagem de palavras positivas ou negativas.
A análise revela uma predominância esmagadora de comentários negativos, representando 94% do total. Esses comentários refletem críticas severas ao Exército, expressões de desapontamento e sarcasmo quanto à sua atuação e papel político recente. A pequena porcentagem de comentários positivos e neutros sugere uma visão majoritariamente crítica da instituição entre os comentadores.