A Notícia Alagoas
No dia 07 de março de 2024, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu cerca de 600 mulheres camponesas de diferentes movimentos sociais em um ato de mobilização em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu na Praça Sinumbu, localizada no Centro de Maceió, durante a realização do “llº Acampamento das Mulheres Sem Terra Dandara dos Palmares”.
A iniciativa promovida pelos Movimentos Sociais teve como objetivo principal a retomada da reforma agrária e o impulsionamento de políticas públicas destinadas às trabalhadoras rurais de Alagoas. A coordenadora do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Diana Aleixo, destacou a importância da mobilização para o fortalecimento do empoderamento feminino no campo, proporcionando um espaço para que as mulheres apresentem suas demandas ao poder público e às instituições de luta pela terra.
Durante o evento, uma comissão de líderes da iniciativa foi recebida pelo diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, para apresentar suas reivindicações listadas em uma pauta coletiva. Jaime Silva ressaltou o compromisso do Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras, em concluir o processo de transferência de áreas destinadas à reforma agrária, além de mencionar a mesa de diálogo criada para solucionar conflitos históricos em relação a terras das Usina Laginha e Guaxuma.
Recentemente, Jaime Silva se reuniu com o ministro Paulo Teixeira em Brasília e está programado para retornar à capital federal na próxima semana para participar de reuniões na sede nacional do Incra e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. O diretor-presidente do Iteral enfatizou o compromisso em buscar soluções para questões relacionadas à reforma agrária e ao apoio às trabalhadoras rurais de Alagoas.