Com a proximidade da quadra chuvosa, que vai de abril a agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta a população sobre a importância de atualizar o calendário vacinal contra a Covid-19. O período de chuvas é historicamente marcado pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, incluindo a provocada pelo novo coronavírus, o que torna a vacinação ainda mais crucial nesse período.
A recomendação é de que a população complete o esquema vacinal antes do início da quadra chuvosa, que costuma impactar o estado de Alagoas com fortes chuvas. Isso é de extrema importância para evitar um aumento significativo nos casos da doença pandêmica. Atualmente, a Sesau orienta a aplicação de uma dose da vacina para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 12 anos e aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, desde que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. Além disso, as crianças também estão incluídas no esquema vacinal, devendo ser imunizadas a partir de seis meses até menores de 5 anos.
A enfermeira da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, ressaltou a importância da vacinação contra a Covid-19 como principal meio de proteção contra a doença. As vacinas estão disponíveis nos 102 municípios alagoanos e são eficazes contra as variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves, hospitalizações e mortes. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou a necessidade de a população se vacinar antes do início da quadra chuvosa, enfatizando que as vacinas levam, no mínimo, 15 dias para conferir proteção.
O último boletim epidemiológico de monitoramento da Covid-19 em Alagoas confirmou o óbito de 7.331 pacientes e 346.421 casos confirmados desde o início da pandemia, em 2020. Em 2024, já foram confirmados 2.334 casos e 10 óbitos, com cobertura vacinal de 8,8% para as quatro doses, 39,9% para três doses e 78,5% para duas doses. Diante desse cenário, a Sesau reforça a importância da vacinação como medida preventiva para conter a propagação da doença durante a quadra chuvosa.
A Notícia Alagoas