Você sabia que a presença de níveis baixos depotássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarréia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diurético? A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.
Esse nutriente é responsável pelo funcionamento adequado do corpo, sendo um mineral importante para regulação dos fluidos, a função muscular e nervosa, e o equilíbrio dos eletrólitos. Justamente por isso a deficiência em potássio – denominada hipocalemia na linguagem médica – manifesta-se quando a concentração dele no sangue é inferior a 3,5 mEq/L.
De acordo com especialistas, deficiências leves desse mineral não causam sintomas ou desconforto de qualquer tipo. Contudo, em quadros de hipocalemia grave há condição potencialmente fatal, devido ao aparecimento de distúrbios de contração do músculo cardíaco.
5 sintomas e complicações da deficiência em potássio:
Em casos mais graves, a deficiência da substância pode provocar desde hipoventilação (a ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares) até paralisia respiratória, com arritmias cardíacas, paralisia flácida e micção em excesso (poliúria).
O que causa a falta de potássio?
Alimentos fonte de potássio:
Fonte: Meio Norte
ASlerta Noticias Brasil