30/10/2025 01:25:10

Guerra
14/12/2023 02:00:00

Presidente ucraniano em ronda diplomática pelo apoio dos aliados

Zelenskyy tenta cimentar apoio dos aliados em vésperas do Conselho Europeu que vai discutir adesão da Ucrânia

Presidente ucraniano em ronda diplomática pelo apoio dos aliados

Volodymyr Zelenskyy prossegue o périplo diplomático numa tentativa de cimentar o apoio dos aliados.

Em Oslo, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, prometeu que “vai continuar a apoiar a defesa da Ucrânia". Mas o ponto de preocupação imediato para Kiev é a oposição da Hungria à adesão da Ucrânia à União Europeia. Viktor Orbán já garantiu que irá vetar o inicio de conversações.

"Ele não tem razões para bloquear a adesão da Ucrânia à União Europeia. Pedi-lhe que me desse uma razão, não três, não cinco, não 10. Que me dê uma razão. Continuo à espera da resposta" – afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Na véspera do Conselho Europeu desta quinta-feira, em Bruxelas, o chanceler alemão Olaf Scholz alertou para as consequências da diminuição do apoio à defesa da Ucrânia contra o ataque russo.

Também nesta quarta-feira, em Paris, o presidente Emmanuel Macron recebeu o primeiro-ministro esloveno e apelou à União Europeia para que "dê um apoio total e duradouro à Ucrânia".

Além da abertura das negociações de adesão da Ucrânia, os dirigentes europeus vão discutir a aprovação de um novo pacote de ajuda a Kiev de 50 mil milhões de euros.

pt.euronews.com/