11/12/2025 02:21:39

Geral
13/12/2023 05:00:00

Na reunião sobre tragédia em AL, Lula critica CPI, pede moderação e sugere mediação do governo federal para caso Braskem

Presidente se encontrou com Renan Calheiros, Arthur Lira e os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha, além do prefeito JHC e o governador Paulo Dantas

Na reunião sobre tragédia em AL, Lula critica CPI, pede moderação e sugere mediação do governo federal para caso Braskem

Durante a reunião que durou três horas no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (12), o presidente Lula pediu moderação da classe política de Alagoas e ofereceu o governo federal para ser o intermediador de uma solução para o imbróglio com a Braskem, segundo relatos de fontes que participaram do encontro. As informações são da CNN.

O presidente também disse ser contrário à instalação de uma CPI para apurar o caso. O colegiado deveria ter sido instalado nesta terça, no Senado Federal, mas, após articulação do governo Lula, foi adiado para quarta (13). O acordo foi costurado após a indicação do senador Otto Alencar (PSD-BA) para a comissão.

Ele é o integrante mais velho e cabe ao senador instalar e comandar a primeira reunião antes da oficialização do presidente da CPI.

Segundo apurou a CNN, Lula afirmou que, em uma comissão parlamentar, sabe-se como começa, mas não como termina.

Também foi colocado que uma eventual CPI pode afetar a venda da Braskem. Nesse momento, foi falado no encontro que há três empresas que querem adquiri-la, ao que Lula teria dito que não haverá dinheiro do BNDES em uma eventual negociação.

Além disso, a possibilidade de um monitoramento técnico independente para avaliar riscos futuros na área foi proposta e debatida.

GazetaWeb