02/11/2025 03:56:06

Saúde
09/12/2023 08:00:00

Deficiência de Ferro no Organismo

Fale com seu Médico

Deficiência de Ferro no Organismo

Se você tem sentido fadiga ou manifesta outros sinais de deficiência de ferro como palidez, tonturas ou coração acelerado, você deve falar com o seu médico. Uma causa possível desses sintomas é a deficiência de ferro, mas pode haver outra. Para tirar o maior proveito possível dessa conversa, é útil preparar antecipadamente as informações que o médico poderá solicitar para determinar a causa dos sintomas. Você também pode planejar as perguntas que deseja fazer. Esta seção orienta sobre as questões que você pode querer discutir com o seu médico.

Testar a deficiência de ferro

Se você estiver preocupado por sentir fadiga ou manifestar outros sintomas, é importante descobrir ao certo se estes se devem à deficiência de ferro. Além de avaliar os seus sintomas e histórico clínico, o médico poderá requerer uma amostra de sangue. Esta poderá ser utilizada para realizar diversas análises. Entre elas estão hemograma completo para identificar a presença de anemia e outros testes para verificar os seus níveis de ferro. Dependendo da idade e do sexo, poderão ser usados diferentes valores de referência para determinar a presença de anemia. Clique aqui para saber mais sobre os exames que podem ser feitos e o significado dos resultados.

 Você está com anemia? 

A anemia surge quando há menos glóbulos vermelhos saudáveis que o normal no sangue ou quando os níveis de hemoglobina estão abaixo do normal.1 A hemoglobina transporta o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo através do sangue. Seu médico pode determinar se você tem anemia ou não realizando um hemograma completo. Isso ajuda seu médico a verificar o número de glóbulos vermelhos e a quantidade de hemoglobina presentes no seu sangue.2

O hemograma completo também indicará qual porcentagem do seu sangue é composta por glóbulos vermelhos (designada por hematócrito). Se você estiver com anemia, a contagem de glóbulos vermelhos, a quantidade de hemoglobina e o hematócrito serão baixos. O tamanho médio dos glóbulos vermelhos (volume corpuscular médio, VCM) e a quantidade média de hemoglobina em um glóbulo vermelho (hemoglobina corpuscular média, HCM) também são calculados a partir da amostra.2

A tabela abaixo apresenta o número de glóbulos vermelhos, a quantidade de hemoglobina e o nível de hematócrito que o seu médico poderá considerar “baixos”. Esses intervalos podem variar entre diferentes grupos de pessoas.3

 

Exame de sangue Homens > 15 anos Mulheres não grávidas > 15 anos Mulheres grávidas
Hemoglobina (g/dL)3 < 13 < 12 < 11
Hematócrito(L/L)3 < 0,39 < 0,36 < 0,33
Contagem de glóbulos vermelhos,3,4  Faixa normal: 3600 - 5600 per mm3 Faixa normal: 4200 - 5800 por mm3
Volume corpuscular médio, VCM4 (tamanho médio dos glóbulos vermelhos; fL) < 80    
Hemoglobina Corpuscular Média, HCM4 (quantidade média de hemoglobina em um glóbulo vermelho; pg) < 27    

*OS VALORES E UNIDADES DE ORIENTAÇÃO DESTA TABELA SERVEM APENAS PARA SUA REFERÊNCIA. É POSSÍVEL QUE SEU MÉDICO USE OUTROS VALORES OU UNIDADES DE ORIENTAÇÃO. FALE COM SEU MÉDICO SOBRE O SIGNIFICADO DOS RESULTADOS.

Você está com deficiência de ferro?

Seu médico também poderá testar a deficiência de ferro em seu sangue, seja no primeiro exame ou em um exame de controle. Há vários resultados no seu exame de sangue que ajudam o médico a verificar se você está com deficiência de ferro. Estes incluem:

  • TSAT, ou saturação da transferrina sérica*,5 que indica a quantidade de ferro no sangue ligado a uma substância chamada transferrina
  • Ferritina sérica*, que indica a quantidade de reservas de ferro no corpo6
  • Ferro sérico*, a quantidade total de ferro presente no soro sanguíneo6
  • TIBC, ou capacidade total de ligação do ferro, que é uma medida da quantidade de ferro que o sangue pode transportar7

* ONDE MENCIONADO, O SORO É O COMPONENTE LÍQUIDO DO SANGUE QUE SE OBTÉM APÓS REMOVER AS CÉLULAS SANGUÍNEAS.

A tabela abaixo apresenta os valores que seu médico poderá usar para determinar se você está com deficiência de ferro.

Resultado do exame de sangue Valores de referência
Ferritina sérica << 30 µg/L para pacientes sem doença inflamatória concomitante.8 Em caso de doença inflamatória, valores de 100 µg/L ainda podem ser compatíveis com deficiência de ferro.8
Ferro sérico < 60 µg/dL4
Capacidade Total de Ligação do Ferro (TIBC) > 410 µg/dL4
Saturação da transferrina (TSAT)   < 20%9


*OS VALORES E UNIDADES DE ORIENTAÇÃO DESTA TABELA SERVEM APENAS PARA SUA REFERÊNCIA. É POSSÍVEL QUE SEU MÉDICO USE OUTROS VALORES OU UNIDADES DE REFERÊNCIA. FALE COM SEU MÉDICO SOBRE O SIGNIFICADO DOS RESULTADOS.

Dependendo dos resultados das análises, o médico poderá diagnosticar deficiência de ferro ou anemia por deficiência de ferro. Ele também poderá lhe apresentar opções de tratamento.

Como é tratada a deficiência de ferro?

Você não precisa se conformar com fadiga e/ou outros sintomas, nem adaptar o seu modo de vida; a deficiência de ferro pode ser tratada. Após entender os seus sintomas e analisar os resultados dos exames de sangue, o médico poderá confirmar se você tem deficiência de ferro ou anemia por deficiência de ferro e recomendar o melhor tratamento. O tempo necessário para você se sentir melhor vai depender do tratamento. Peça para seu médico lhe dar uma previsão sobre quando você deverá observar efeitos positivos. Um tratamento possível consiste em aumentar a quantidade de ferro na sua dieta, ingerindo mais alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, fígado, cereais enriquecidos e folhas verdes.1 Este guia poderá ajudar você a escolher alimentos ricos em ferro quando planejar as suas refeições.

Seu médico também poderá receitar um reforço de ferro através de:

 

Suplementos de ferro de administração oral1 com ou sem prescrição médica ou

 

Ferro de administração intravenosa,2,3,4 administrado diretamente na corrente sanguínea.

Conversa com seu médico

Seu médico tentará entender a causa desses sintomas. Pode ser interessante falar com o seu médico sobre os seguintes tópicos: 

  • Há quanto tempo você está sentindo fadiga
    (se for o caso) e se ela
    melhora ou piora após dormir ou fazer exercício
     
  • Outros sintomas, incluindo quando
    começaram, há quanto tempo duram, o que os
    alivia ou agrava e se afetam 
    o seu dia a dia8
     
  • Se você consultou outro médico ou
    profissional de saúde, se teve uma internação recente e, se sim, qual 
    foi o motivo da sua consulta8
     
  • Quais medicamentos você está tomando (se houver)8?
     
  • Se você tem algum dos fatores de risco
    que potencializam a deficiência de ferro como 
    gravidez, doença celíaca, 
    doença inflamatória do intestino, 
    doença cardíaca, doença renal, câncer, 
    ou ter passado por uma cirurgia bariátrica.

 

  • Se os sintomas surgiram após um
    certo acontecimento ou mudança na sua vida9
     
  • Quais são os seus hábitos diários, incluindo 
    se fuma, que quantidade 
    de álcool consome e a quantidade de exercícios que 
    você pratica8
     
  • Qual é seu nível de cansaço ou fadiga 
    e até que ponto afeta o seu 
    dia a dia8

O que acontece depois?

Dependendo da avaliação dos seus sintomas, o médico poderá pedir que você adapte seu estilo de vida e volte para uma consulta de acompanhamento. Ele também pode solicitar um exame de sangue.

takeironseriously.com/pt-br