02/11/2025 03:57:13

Acidente
07/12/2023 15:00:00

Ex-moradores realizam protesto em Maceió cobrando providências da Braskem pelo afundamento do solo em cinco bairros.

Ex-moradores realizam protesto em Maceió cobrando providências da Braskem pelo afundamento do solo em cinco bairros.

Na manhã desta quarta-feira (6), ex-moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo realizaram um ato público em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), fechando a Fernandes Lima no sentido Tabuleiro-Centro. A manifestação, que contou com cartazes, carros de som e palavras de ordem, teve como objetivo cobrar providências da empresa Braskem, responsável pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto, Farol e Mutange, aumentando o risco de colapso da mina 18.

Impulsionada pelo Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) e pela Associação de Empreendedores Vítimas da Mineração em Maceió, a mobilização recebeu ainda o apoio de várias organizações e movimentos populares do campo e da cidade, além da participação de moradores dos bairros atingidos que foram desapropriados e os remanescentes, como os moradores dos Flexais e Bebedouro, diretamente afetados pelo descaso diante do agravamento da situação com o risco iminente de colapso de uma nova mina na capital alagoana.

Logo no início da manhã, os ex-moradores começaram a chegar ao Cepa para um dia de mobilização. Em pouco tempo, eles bloquearam a via no sentido Centro, causando caos no trânsito da região. Após horas de protesto, a via principal do bairro do Farol foi liberada, mas os manifestantes decidiram seguir em passeata pelas ruas do Centro.

Segundo relatos dos próprios manifestantes, a situação tem causado grande impacto na vida das pessoas, que tiveram suas casas desvalorizadas e precisaram deixar suas residências devido aos riscos trazidos pelo afundamento do solo. Além disso, há relatos de prejuízos materiais e problemas de saúde decorrentes dessa situação.

Diante da falta de ações concretas por parte da empresa responsável e das autoridades competentes, os ex-moradores e demais manifestantes reivindicam medidas urgentes para mitigar os danos causados e garantir a segurança e a reparação dos prejuízos sofridos. A manifestação foi marcada por momentos de intensa emoção e revolta, evidenciando a gravidade da situação e a determinação dos atingidos em buscar justiça.

A Notícia Alagoas