Uma operação entre a Polícia Civil (PC), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Vigilância Sanitária, Vigilância e Controle de Zoonoses, Conselho de Veterinária e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) resgatou, na manhã desta quinta-feira (28), cerca de 300 cães abandonados em uma casa, que funcionaria como um abrigo – “Santuário Belinha” -, no bairro de Santa Amélia, em Maceió.
A situação estava tão degradante que os animais chegaram a praticar canibalismo, com ossadas, inclusive, sendo encontradas no imóvel.
O delegado Robervaldo Davino, responsável pela Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, informou que a responsável pelos cachorros será autuada pelo crime de maus-tratos. A chegada das equipes ao local se deu após denúncia de vizinhos, que sentiram o mau cheiro vindo da residência.
"Instauramos o inquérito após diversas denúncias que chegaram à delegacia, levando-se em conta a ocorrência de maus-tratos, inclusive, caso de canibalismo, pois os bichos estavam famintos. Ossadas foram encontradas e um cachorro já estava morrendo. Vamos responsabilizar a proprietária", informou Davino.
O delegado acrescentou à Gazetaweb que mais de 40 profissionais estiveram envolvidos, incluindo veterinários, que tomaram as medidas preventivas para evitar doenças nos animais e, consequentemente, transmissão para humanos.
"Os cães estão sendo testados pela Zoonoses para leishmaniose, sendo atendidos por equipes de veterinários e, também, sendo vacinados, alimentados e vermifugados."