Por Tribuna União
O quadro de atendimento à população no tocante a Saúde em União dos Palmares não é diferente de milhares de outros municípios brasileiros: beira a qualificação de caótico e evidentemente quem sofre as consequências é o cidadão contribuinte com mais ênfase os mais pobres.
Sem uma UPA (leia-se também sem um CISP, com a Delegacia Regional de Polícia interditada judicialmente), uma instituição hospitalar mantida pelos vicentinos a beira da falência e postos de saúde sem médicos qualificados e com horários de funcionamento interrompidos as 20 horas (nenhum deles funciona a noite) e o Hospital Regional que perdeu a qualificação de emergencial pela lentidão no atendimento dos pacientes em função de entraves burocráticos que obriga o paciente mesmo acidentado a portar documentos e passar por uma ‘avaliação’ para então ter acesso ao socorro médico.
A instituição atende mais de 20 cidades inclusive algumas de Pernambuco (a divisa Al/PE fica a 34 quilômetros) que, atraídos pelo gratuidade dos serviços dividem espaço com a comunidade local.
Mesmo com todos essas dificuldades, as enfermarias do nosocômio que segundo o dicionário é (Hospital; local próprio destinado ao tratamento e à internação de pessoas doentes ou feridas. Do latim nosocomium) vivem cheias vinte e quatro horas/dia. O destaque neste aspecto é para os casos mais graves quando são utilizadas ambulâncias ou o socorro de helicópteros, que, sem um heliporto pousam no meio do mato... O transporte de pacientes para os hospitais em Maceió são uma demonstração que o hospital não está preparado para atender todos os casos da região fronteiriça alagoana e agreste meridional pernambucano.
O que vem caracterizar a veracidade desta matéria é o horário de atendimento ao público pelo município:
Posto de ‘Auto Atendimento’ no Bairro Alto do Cruzeiro: funcionamento das 08,00 as 16,00 horas;
Posto de Saúde do Bairro Roberto Correia de Araújo: (de Segunda a Sexta Feira das 16:00 as 20:00 horas:
Após esse horário o atendimento fica restrito ao Hospital Regional da Mata. E, finalmente,
O Posto de Saúde Dr. José de Araújo Lima na Rua Costa Rego no centro da cidade funciona todos os dias das 8:00 as 17:00 horas mas, porém atende apenas curativos.
Diante deste quadro, fica decretado que o cidadão tem hora estabelecida para adoecer durante a semana... Imagine o fim de semana...
