17/12/2025 02:32:45

União dos Palmares
04/08/2023 11:00:00

Discussão entre ‘Guarda Municipal’ e motociclista abre discussão sobre legalidade na Prefeitura de União

‘Contratados’ do município podem andar armados e têm poder de polícia?

Discussão entre ‘Guarda Municipal’ e motociclista abre discussão sobre legalidade na Prefeitura de União

Com Redação Agência Tribuna União

As redes sociais do município e os sites locais escancararam desde a manhã desta quinta (03) uma acirrada discussão entre um servidor da Prefeitura Municipal de União dos Palmares e um cidadão comum sobre a apreensão de uma motocicleta quando a SMTT operacionava uma blitz em uma das ruas da cidade e o chefe da poderosa “Guarda Municipal’ de dedo em riste decretava que o pequeno veículo estava detido e só seria liberado quando ele quisesse...

Não vem ao caso a infração cometida pelo condutor da motocicleta porque se sabe que o transito de União dos Palmares é um dos piores do mundo mesmo porque as verdadeiras autoridades policiais são orientadas pelos superiores para não aplicar a Lei e prejudicar a imagem dos políticos locais.

Ai se evidenciam duas perguntas fundamentais: a primeira qual a verdadeira função do agente de transito palmarino e se eles são concursados e se for se podem criar suas próprias leis ou se existe legislação sobre a apreensão de veículos e quais as causas da apreensão destes e se ainda existe legalidade na constituição da SMTT municipal que, segundo se comenta, só tem um funcionário concursado. Este fato, se verdadeiro, não seria um pretexto para uma ação dos órgãos fiscalizadores?

Como este, todo quadro funcional da prefeitura sem exceção. O último com concurso que se tem notícias tem mais de 20 anos. Metade dos funcionários se se aposentaram e a outra metade morreu... porque a interferência do MP em outros municípios sobre esse assunto, ordens para demitir os ocupantes de cargos sem concurso ou parentes de autoridades como aconteceu recentemente no Poder Judiciário para combater o nepotismo previsto em Lei Federal?

A resposta é óbvia: as prefeituras são uma arma poderosa para a conhecida ‘barganha’ em tempo de eleição: se eu me eleger nomeio você, seu pai, seu avô, sua empregada, o marido ou amante dela e até os filhos nascituros do casal... isso é público notório. Pena que o MP sabe disse e só pode agir se ‘for provocado’. Certo estava determinado mandatário que tempos atrás ao ser entrevistado sobre concurso na prefeitura e colocou que ‘para não encher União de pessoas de outras cidades porque os filhos da terra são ignorantes. Alguém lembra?

 

Da Redação: As tarjas são obendiencia a Lei da Imprensa