17/12/2025 02:34:19

Guerra
04/08/2023 04:00:00

Ataque a catedral na Ucrânia faz feridos entre civis

Moscovo está a intensificar os ataques a cidades e portos ucranianos. União Europeia alerta países em desenvolvimento para uso dos cereais como "arma", por parte da Rússia

Ataque a catedral na Ucrânia faz feridos entre civis

Com pt.euronews.com

rês civis e quatro funcionários dos serviços de emergência ficaram feridos num ataque russo a Kherson, revela a emissora estatal da Ucrânia, Suspilne, citando o governador regional Oleksandr Prokudin.

De acordo com Prokudin, "o exército russo disparou contra uma igreja no centro de Kherson . Três pessoas a bordo de um autocarro que passava pela catedral ficaram feridas e foram hospitalizadas".

O governador regional acrescentou ainda que "durante a extinção do incêndio, que surgiu na sequência do bombardeamento da igreja, ocorreu um novo ataque: quatro socorristas que estavam a apagar o fogo ficaram feridos, informou o serviço de emergência estatal. Estão a ser assistidos".

Moscovo diz ter travado "tentativa de ataque terrorista" de Kiev

Os sistemas de defesa aérea russos abateram seis drones ucranianos nos arredores de Moscovo, noticia o jornal "The Moscw Times", com base em informações dadas pelas autoridades militares e regionais russas, esta quinta-feira.

Os aparelhos terão sido intercetados sobre a região de Kaluga, situada a menos de 200 quilómetros a sudoeste de Moscovo e a nordeste da região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia e a Bielorrússia.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter frustrado uma "tentativa de ataque terrorista do regime de Kiev", não havendo registo de vítimas ou danos.

Ucrânia abate 15 drones em direção a Kiev

A defesa aérea da Ucrânia abateu cerca de 15 drones de fabrico iraniano que se dirigiam para Kiev, na noite de quarta-feira, anunciou o chefe da administração militar da capital, Sergei Popko.

Moscovo tem vindo a intenificar os ataques à cidade, tendo, na noite anterior, lançado mais de dez drones nos céus da capital, que a defesa ucraniana diz ter abatido. A queda de destroços causou pequenos danos materiais, sem causar feridos.

Já o bombardeamento das intalaçôes portuárias Izmail, no Danúbio, provocou sérios estragos nas infraestruturas, que se tornaram cruciais para a exportação de cereais.