Por 7 Segundos
Um grupo de carroceiros bloqueou o cruzamento entre a Rua do Sol e a Avenida Moreira e Silva, no Centro de Maceió, durante um ato realizado na manhã desta segunda-feira (31).
O protesto é contra a apreensão de animais sob a suspeita de maus-tratos. Além disso, a categoria diz se sentir perseguida pelo deputado delegado Leonam Pinheiro (União Brasil), que atua na defesa e proteção dos animais.
Em entrevista à TV Ponta Verde, representantes da categoria dizem que os animais estão sendo levados e não há situação de maus-tratos.
Equipes da Polícia Militar estão no local para negociar a liberação das vias.
Em nota, a Prefeitura de Maceió se posicionou sobre o assunto
NOTA
A apreensão dos animais foi feita pela Cavalaria da Polícia Militar, que encaminhou para a Unidade de Vigilância em Zoonoses para atendimento clínico. A UVZ não mantém apreendidos animais que tenham donos, apenas em casos que estejam soltos em via pública e sem identificação do tutor. Caso o animal tenha dono, tem até 10 dias para fazer a retirada do animal no local.
A equipe do delegado deputado Leonam Pinheiro, também se posicionou sobre o ocorrido.
NOTA
Não vejo fundamento na manifestação. Não há apreensões irregulares. E os animais que são apreendidos são devolvidos, exceto quando vítimas de maus-tratos. Não se pode admitir que o animal retorne ao agressor. Sem contar, que a maior parte das apreensões decorre de animais abandonados, muitas vezes na via pública, podendo ou causando acidentes de trânsito. Tenho um projeto de lei que visa a proibir os maus-tratos através das carroças, e que pensa também nos carroceiros, criando alternativas de emprego a eles, inclusive com bolsa em dinheiro, durante o período de transição para outra atividade. Atividades ilícitas não podem ser meio de vida! E os maus-tratos aos animais é crime previsto em lei, com pena de até 5 anos de prisão.